Nove anos depois, del Potro está de regresso às meias-finais de Roland Garros

Juan M del Potro
Fotografia: Nicolas Gouhier/FFT

Foi preciso esperar 9 anos para que Juan Martin del Potro regressasse às meias-finais de Roland Garros. Eliminado na penúltima etapa em 2009, naquela que foi a sua melhor prestação de sempre em Paris, o jogador argentino repetiu a presença nessa ronda esta quinta-feira ao bater Marin Cilic por 7-6(5), 5-7, 6-3 e 7-5.

À procura de se tornar no 6.º jogador argentino na história a chegar pelo menos duas vezes às meias-finais em Roland Garros, ele que também poderia igualar David Nalbandian no que toca ao todo nos torneios do Grand Slam (cinco no total, com Guillermo Vilas a seguir-se com 12), del Potro teve pela frente um encontro que se prolongou por dois dias frente a um tenista de excelentes memórias.

Sem conhecer o sabor da derrota nos embates contra o croata desde 2011, levando já uma série de sete vitórias consecutivas desde aí, o ‘Bom Gigante’ não teve tarefa nada fácil tanto na quarta-feira, como na presente jornada.

O primeiro set foi de enorme equilíbrio, tanto que apenas foi fechado esta quinta-feira, depois da chuva ter interrompido o encontro numa altura crítica: a 5-5 do tie-break do parcial inaugural.

Del Potro acabaria por não perder mais nenhum ponto desde o regresso, selando o primeiro parcial ao fim de apenas duas jogadas. Apesar da derrota nessa ‘curta’ batalha, era Cilic que ia tomando as rédeas da partida, mostrando-se muito mais agressivo, frente a um contrastante del Potro que estava demasiado passivo para o que era habitual.

Essa passividade acabaria por lhe custar o segundo parcial, parcial que teve como novidade as primeiras quebras de serviço. O tenista de Tandil foi o primeiro a cedê-lo a 4-4, recuperando logo a seguir, mas voltando a perdê-lo ao 10.º jogo, o que fez com que o número 4 mundial igualasse a partida ao confirmar finalmente o break.

No terceiro parcial foi Cilic a manter o ascendente, conseguido um terceiro break consecutivo logo no jogo inaugural. A partir do momento em que se colocou a liderar por 3-1 não mais fechou um jogo, o que levou a que del Potro voltasse a passar para a frente do marcador. A liderar pela segunda vez na partida, o argentino continuou bastante seguro nos seus jogos de serviço e a 5-5 conseguiu desfeitear o golpe fatal ao quebrar Cilic para fechar de seguida com sucesso um duelo que teve a duração de quase 4 horas.

Conseguida a complicada vitória, o sul-americano irá regressar ao número 4 mundial, naquele que é o igualar da sua melhor classificação de sempre. À sua espera está já o mais temível dos adversários: o número 1 mundial e 10 vezes campeão, Rafael Nadal.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share