Gonçalo Oliveira é o novo número quatro nacional; Marton Fucsovics estreia-se nos cinquenta primeiros

Roland Garros já começou, mas importa destacar as novidades alusivas à atualização do ranking desta segunda-feira. Decorreram, na semana passada, os torneios ATP 250 de Genebra e Lyon, dos quais saíram campeões Marton Fucsovics e Dominic Thiem, respetivamente. Entre os portugueses, destaque para Gonçalo Oliveira.

Dos jogadores que mais lugares escalaram no ranking, nesta atualização, está Marton Fucsovics, que conquistou em Genebra o seu primeiro título do ATP World Tour. O húngaro fixa-se esta semana no 45.º posto, depois de galgar 15 lugares. Finalista vencido no mesmo torneio, Peter Gojowczyk encontra-se na sua melhor classificação de sempre, o 43.º lugar, depois de ascender seis postos.

Cameron Norrie foi semifinalista em Lyon e é o jogador que mais lugares sobe na atualização desta semana. O tenista britânico está na 85.ª posição, fruto de uma subida de 17 lugares. Gilles Simon, que cedeu na final ante Dominic Thiem, encontra-se de novo no top 65. O antigo jogador do top 10 subiu dez lugares para se fixar em 65.º.

1. Rafael Nadal (Espanha), 8.770 pontos
2. Roger Federer (Suíça), 8.670 pontos
3. Alexander Zverev (Alemanha), 5.615 pontos
4. Marin Cilic (Croácia), 4.950 pontos
5. Grigor Dimitrov (Bulgária), 4.870 pontos
6. Juan Martin del Potro (Argentina), 4.450 pontos
7. Kevin Anderson (África do Sul), 3.635 pontos
8. Dominic Thiem (Áustria), 3.355 pontos
9. David Goffin (Bélgica), 3.020 pontos
10. John Isner (Estados Unidos da América), 2.980 pontos
(…)

43. Peter Gojowczyk (Alemanha), 1.175 pontos
45. Marton Fucsovics (Hungria), 1.122 pontos
65. Gilles Simon (França), 870 pontos
85. Cameron Norrie (Grã-Bretanha), 682 pontos

Portugueses:

No que à armada lusa diz respeito, João Sousa continua a liderar a mesma, estando esta semana no 49.º lugar, depois de perder um posto relativamente à semana anterior. Gastão Elias é o 114.º, fruto de uma queda de sete lugares. Muito perto do número dois nacional está Pedro Sousa, em 120.º, mantendo a mesma posição que na atualização do ranking da semana passada.

Gonçalo Oliveira passa a ser o número quatro nacional. O português, classificado no 218.º lugar depois de galgar três posições, ultrapassou João Domingues, que se encontra neste momento no 271.º posto. Domingues viu os pontos relativos ao ATP Challenger de Mestre do ano passado – torneio que conquistou – caírem, pois não os defendeu.

João Monteiro e Frederico Silva também apresentaram quedas, desta feita para o 277.º e 316.º lugares, respetivamente.

Clique aqui para consultar o ranking ATP dos portugueses.

Pedro Cunha
O ténis apareceu na minha vida como apenas mais um desporto mas rapidamente o cheiro das bolas e o pó cor de laranja da terra batida onde pratico tornaram a minha vida melhor. Desde o som das pancadas, ao simples abrir de uma lata nova de bolas, tudo neste desporto tem encanto.