Gastão Elias supera uma primeira ronda bastante dura

Gastão Elias (106.º) foi o último tenista português a entrar em ação nesta semana, mas o primeiro (e único) a sair vitorioso do seu compromisso. Após a eliminação de Gonçalo Oliveira na segunda-feira e de Pedro Sousa e de João Domingues esta terça-feira, o número 2 nacional qualificou-se na madrugada de terça para quarta-feira para a segunda ronda do Challenger de Le Gosier, em Guadalupe.

A vitória de Elias aconteceu no embate frente ao norte-americano Dennis Novikov (164.º), que há pouco mais de um mês vencera o título de campeão do Challenger mexicano de Morelos, e ficou sentenciada com recurso aos parciais de 7-6(8) e 6-4.

O duelo com Novikov começou de forma bastante equilibrada e com ambos os tenistas a segurarem os seus jogos de serviço até ao tie-break. Aí, o português construiu uma vantagem que aparentava ser segura (6-3), mas Novikov não atirou a toalha ao chão e venceu quatro pontos consecutivos. Só que Elias também estava determinado e ciente da importância de vencer um set tão disputado, acabando então por dar a volta ao texto e sair na frente da contenda.

No segundo set, a entrada fulgurante do lourinhanense (3-0) deixava antever que o encontro não teria mais história para contar, um pouco à semelhança daqueles embates que têm um primeiro set equilibradíssimo e um segundo de sentido único a favor de quem está na frente. Puro engano. O norte-americano restabeleceu a igualdade no marcador (3-3) e manteve-se na luta pelo set até ao momento em que vacilou quando serviu para não o perder. Elias não perdoou.

Na próxima eliminatória, Gastão Elias, o segundo cabeça de série desta prova de €85,000 em prémios monetários e jogada sobre piso rápido, vai medir forças com o canadiano Filip Peliwo (186.º). O confronto decorrerá na quinta-feira, com hora ainda por definir.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share