Naomi Osaka à porta do top 20; Francisca Jorge com novo máximo de carreira

Naomi-Osaka.iw
Fotografia: BNP Paribas Open

Foi no WTA Premier Mandatory de Indian Wells que a geração mais jovem do ténis feminino voltou a mostrar-se ao mundo. No torneio que decorreu nas últimas duas semanas, Naomi Osaka e Daria Kasatkina foram as protagonistas da final e provaram que a nova geração de tenistas está aqui para se afirmar. A japonesa derrotou a jovem russa para conquistar o seu primeiro título WTA da carreira e para se tornar apenas a terceira jogadora não cabeça de série a ganhar a prova.

Devido a esta grande prestação em solo norte-americano, Naomi Osaka alcança um novo máximo de carreira e encontra-se esta semana na 22.ª posição, depois de uma subida de 22 lugares. Já a finalista vencida, Daria Kasatkina, surge no 11.º posto, bastante perto de entrar no lote das dez primeiras jogadoras (subiu oito lugares).

Jelena Ostapenko pode ter perdido na terceira ronda em Indian Wells, mas isso não a impediu de atingir o melhor ranking da carreira. A campeã em título de Roland Garros encontra-se de momento na 5.ª posição, subindo um lugar. Petra Martic atingiu os quartos de final no Indian Wells Tennis Garden, perdendo apenas para a líder do ranking Simona Halep, e conseguiu assim a sua melhor classificação de sempre, o 40.º lugar.

  1. (1) Simona Halep, 8.290 pontos
  2. (2) Caroline Wozniacki, 7.430 pontos
  3. (3) Garbiñe Muguruza, 5.970 pontos
  4. (4) Elina Svitolina, 5.425 pontos
  5. (6) Jelena Ostapenko, 4.971 pontos
  6. (5) Karolina Pliskova, 4.905 pontos
  7. (7) Caroline Garcia, 4.625 pontos
  8. (8) Venus Williams, 4.4552 pontos
  9. (9) Petra Kvitova, 3.151 pontos
  10. (10) Angelique Kerber, 3.150 pontos

11. (19) Daria Kasatkina, 2940 pontos
22. (44) Naomi Osaka, 2105 pontos
40. (51) Petra Martic, 1277 pontos

Portuguesas:

Michelle Larcher de Brito continua a liderar a armada lusa no ranking feminino. A tenista portuguesa radicada nos Estados Unidos da América encontra-se na 373.ª posição, depois de perder três lugares. Inês Murta perdeu quatro posições e está no lugar 605. Já Maria João Koehler beneficiou de uma subida de dois postos para se fixar no 742.º lugar.

O grande destaque desta atualização pertence a Francisca Jorge, que se encontra no seu melhor ranking de carreira, fruto dos excelentes resultados alcançados recentemente. A tenista de Guimarães subiu 34 lugares e está na 762.ª posição.

Para consultar a classificação das tenistas portuguesas clique aqui.

Pedro Cunha
O ténis apareceu na minha vida como apenas mais um desporto mas rapidamente o cheiro das bolas e o pó cor de laranja da terra batida onde pratico tornaram a minha vida melhor. Desde o som das pancadas, ao simples abrir de uma lata nova de bolas, tudo neste desporto tem encanto.