Gastão Elias derrota top 60 mundial rumo aos oitavos de final do Rio Open

À terceira foi de vez. Depois de ser derrotado na primeira ronda do quadro principal em 2016 e 2017, Gastão Elias (114.º) conseguiu finalmente somar o primeiro triunfo na grelha principal do Rio Open, ao qualificar-se para os oitavos de final do maior torneio disputado em solo sul-americano.

Repescado da fase de qualificação pela segunda semana consecutiva, após a desistência de Corentin Moutet (140.º), o tenista português repetiu, para já, o resultado alcançado em Buenos Aires com um excelente triunfo esta segunda-feira.

A ‘vítima’ foi o seu bem conhecido Guido Pella (55.º), tenista que defrontava pela oitava vez na carreira e que já havia derrotado por cinco ocasiões, com a sexta vitória a ser alcançada pelos parciais de 6-4, 5-7 e 7-5.

Depois de um arranque menos conseguido, onde entrou a perder por 4-1, Gastão Elias conseguiu assentar o seu jogo a partir daí, partindo para uma exibição de excelente nível frente a um jogador que tem vindo a cimentar o seu lugar entre os 100 melhores tenistas do mundo.

No entanto, quando liderava por 5-2 no segundo set já com dois breaks de vantagem, o jogador luso bloqueou e não mais conseguiu encontrar o seu ténis durante o parcial, não aproveitando mesmo dois match points a 5-3.

Apesar do ascendente psicológico e tenístico estar do lado do argentino, Gastão Elias deixou esse segundo set para trás e teve a capacidade de se voltar a concentrar e fechar o duro encontro na terceira partida ao fim de quase três horas de jogo.

O triunfo frente a Guido Pella permite ao pupilo de Fabian Blengino somar 45 pontos para o ranking mundial, pontos que lhe permitem entrar provisoriamente no lote dos 100 melhores tenistas do mundo.

No entanto, visto que ainda estamos no início da semana, essa posição não está garantida, pelo que é necessário angariar mais pontos e o próximo obstáculo não se adivinha fácil. Gastão Elias jogará agora frente a Pablo Cuevas (33.º) ou Thiago Monteiro (104.º), tenistas que se defrontam esta terça-feira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share