Agassi: “Não considero insultuoso quando dizem que esta é a era dourada”

Andre Agassi 1

Andre Agassi fez parte enquanto jogador de uma das épocas mais entusiasmantes da história da modalidade, ao protagonizar com Pete Sampras uma rivalidade apaixonante. Volvidos alguns anos, e agora no papel de conselheiro/treinador de Novak Djokovic, o oito vezes campeão de torneios major não tem problemas em concordar quando lhe apontam a era atual – dominada por Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic (e Andy Murray) – como sendo a era dourada do ténis masculino.

“Todos os desportos evoluem, pelo que eu não entendo como um insulto à minha geração quando dizem que esta é a era dourada. A modalidade mudou muito desde os meus tempos de jogador. O spin tornou-se um grande fator no court, o nível dos passing shots subiu alguns patamares e o que no meu tempo era considerado uma pancada incrível agora é frequente”, analisou em entrevista ao website Tennis365.

Olhando para o top 50 atual vemos jovens como Alexander Zverev (20 anos), Nick Kyrgios (22), Lucas Pouille (23), Kyle Edmund (23), Hyeon Chung (21), Andrey Rublev (20), Denis Shapovalov (18), Karen Khachanov (21), Borna Coric (21) e Daniil Medvedev (22). O futuro do ténis passará por grande parte destes jogadores, mas será que todos têm o que é preciso para serem bem-sucedidos?

“Há uma grande diferença entre quem, atualmente, tem talento para suceder ao Big 4 no topo do jogo e aqueles que realmente o conseguirão fazer. Há um fator indissociável que tem que ver com a evolução dos jogadores, simplesmente não sabemos como é que um jogador se vai desenvolver”, alertou Agassi, que de seguida destacou Kyrgios e Zverev.

“Nick Kyrgios tem um talento incomparável no mundo do ténis, mas quanta confiança depositas nele? Alexander Zverev tem um grande um jogo e parece ser muito profissional e focado, mas depois há vários aspetos que mexem com a cabeça dos jogadores na luta entre ser o melhor versus tentar lá chegar. Neste momento estamos apenas a falar de talento, pois é impossível prever onde eles chegarão”, observou.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share