Gastão Elias repescado para o quadro principal do ATP 250 de Buenos Aires

Gastão Elias

É uma notícia de última hora: Gastão Elias, que tinha sido derrotado na última ronda da fase de qualificação, entrou no quadro principal do ATP 250 de Buenos Aires, o Argentina Open, como lucky loser.

A repescagem do número 2 português acontece na sequência da desistência do britânico Kyle Edmund, que tinha a defender o estatuto de sexto cabeça de série mas não consegue participar no torneio devido a uma lesão, conforme anunciou a organização da prova nas redes sociais.

Desta forma, Elias — atual número 114 do mundo — vai estrear-se em quadros principais de torneios ATP na presente temporada, depois de ter perdido na primeira ronda do qualifying no Australian Open e também na estreia no quadro principal em Rennes, num torneio Challenger.

Como adversário, o tenista luso de de 27 anos terá Roberto Carballes Baena, contra quem soma uma vitória e uma derrota (sempre em torneios Challenger e em terra batida ao ar livre, as mesmas condições deste evento de Buenos Aires). Recorde-se que o tenista espanhol conquistou este fim de semana o primeiro título ATP da carreira, ao levar a melhor na altitude de Quito, no Equador.

Ao ser repescado, Gastão Elias disputará o quadro principal do torneio sul-americano pelo quarta participação consecutiva: em 2013, ultrapassou o qualifying para chegar à primeira ronda, prestação que repetiu e melhorou em 2016, quando chegou à segunda etapa e teve um match point frente a Dominic Thiem. Depois, já em 2017, ficou-se pela etapa inaugural.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tiebreak. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegou o padel, o squash e o ténis de mesa. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."