Insólito: Quatro anos, o mesmo desfecho entre Estrella Burgos e Bellucci em Quito

Victor Estrella Burgos
Dominicano tem 16 vitórias nos 16 encontros realizados em Quito

Quito, 2015: Victor Estrella Burgos derrota Thomaz Bellucci rumo ao título
Quito, 2016: Victor Estrella Burgos derrota Thomaz Bellucci rumo ao título
Quito, 2017: Victor Estrella Burgos derrota Thomaz Bellucci rumo ao título
Quito, 2018: Victor Estrella Burgos derrota Thomaz Bellucci na primeira ronda…

É insólito, sim, mas aconteceu mesmo: pelo quarto ano consecutivo, Victor Estrella Burgos derrotou Thomaz Bellucci no ATP 250 de Quito, o torneio da cidade equatoriana que é jogado a 2.850m de altitude e parece feito à medida para o jogador dominicano.

A verdade é que Estrella Burgos encontrou no Ecuador um pequeno “paraíso” que tem contribuído e muito para melhorar o seu currículo. Afinal, aos 37 anos o atual número 86 do ranking mundial conta, agora, com três títulos ATP — todos eles, claro, no mesmo palco.

A história já seria incrível por si só e ainda mais fica se considerado o percurso do melhor jogador de todos os tempos da República Dominicana. Já do ponto de vista de Thomaz Bellucci, dá uma volta de 180 graus e o tenista brasileiro tem todos os motivos para se sentir, no mínimo, amaldiçoado. É que nas quatro participações em Quito perdeu sempre para o mesmo jogador.

Em 2015 e 2017, as derrotas aconteceram nas meias-finais: no primeiro ano pelos parciais de 7-6(5) e 7-5, no seguinte por 7-6(4) e 7-6(3). Mas antes, em 2016, foi mesmo no “passo seguinte”, isto é, o jogo derradeiro, com Victor Estrella Burgos a recuperar da desvantagem de um set para vencer por 4-6, 7-6(5) e 6-2.

Se em 2018 conquistará, ou não, um quarto título consecutivo, ninguém sabe, mas para já está dado o primeiro passo: Estrella Burgos superou Bellucci por 4-6, 6-4 e 6-2 na eliminatória inaugural disputada na madrugada desta terça-feira.

E do espírito de guerreiro de Victor Estrella Burgos ninguém pode duvidar, ou não tivesse ele ganho todos os títulos em finais levadas a um terceiro e decisivo parcial. A última delas foi mesmo a mais crítica, tendo sido necessário salvar um match point para levar a melhor sobre Paolo Lorenzi por 6-7(2), 7-5 e 7-6(6).

Conseguirá ele fazer, mais uma vez, o inesperado e voltar a vencer em Quito? É esperar para ver. Para já, há que apontar este número: Victor Estrella Burgos tem 16 vitórias em 16 encontros realizados naquela localidade.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share