Foi positiva a estreia absoluta de João Sousa (68.º) no Diema Xtra Sofia Open, com o número um nacional a carimbar na tarde desta segunda-feira o passaporte para os oitavos de final da prova de categoria ATP 250.
Sétimo pré-designado do torneio búlgaro que celebra este ano a sua terceira edição, o tenista vimaranense de 28 anos de idade exibiu-se a bom nível para derrotar em apenas duas partidas o convidado local Dimitar Kuzmanov (340.º ATP), por 7-6(5) e 6-1, em uma hora e trinta e seis minutos de desafio.
A maior experiência e acutilância de Sousa revelaram-se fundamentais para o desfecho da contenda. Depois de um primeiro parcial equilibrado, o melhor jogador português da atualidade aproveitou as oportunidades de break de que dispôs no segundo set para ganhar um confortável avanço e rumar a um triunfo relativamente tranquilo frente a um adversário que pouco ou nada conseguiu fazer para o incomodar verdadeiramente.
Já em busca dos seus primeiros quartos de final em mais de três meses (a última vez que atingiu tal fase foi no ATP 250 de Antuérpia), o pupilo de Frederico Marques espera agora pelo vencedor do encontro entre o alemão Maximilian Marterer (82.º) e o tunisino Malek Jaziri (110.º).