Cinco anos depois, Rebecca Marino regressa ao circuito com um título

Rebecca Marino
Canadiana disputou um torneio profissional pela primeira vez desde fevereiro de 2013 / Fotografia: Harjanto Sumali

Foi top 40 mundial, chegou à terceira ronda de Roland Garros e a uma final do circuito WTA. Depois, colocou por duas vezes a carreira em pausa. Agora, está de regresso e “em grande”: cinco anos depois do seu último jogo como profissional, Rebecca Marino completou a semana perfeita em Antalya, na Turquia, ao sagrar-se campeã de um ITF de 15.000 dólares.

Atualmente sem ranking, a tenista canadiana de 27 anos teve de ultrapassar a fase de qualificação (onde venceu três encontros sem ceder qualquer set) para chegar ao quadro principal. Depois, foi mais do mesmo: os quatro encontros que disputou na grelha principal venceu-os em parciais diretos, beneficiando ainda da desistência da primeira cabeça de série, a romena Nicoleta-Catalina Dascalu, nos quartos de final.

A vitória na final foi conseguida frente a mais uma jogadora romena, desta feita Cristina Ene (a sétima cabeça de série), e pelos parciais de 6-3 e 6-3 ao fim de apenas 59 minutos, pelo que esta foi mesmo a semana perfeita para Rebecca Marino.

Se será um regresso a título definitivo, ninguém sabe, mas a ex-número 38 mundial ainda agora (re)começou e já tem muitas razões para sorrir.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tiebreak. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegou o padel, o squash e o ténis de mesa. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."