Mudanças na Taça Davis entraram em vigor este fim de semana

Centralito, Jamor

Apesar de algumas mudanças não terem para já efeito no Grupo Mundial, todas as equipas que disputem os restantes grupos este fim de semana encontrarão pela frente uma nova Taça Davis. Este novo formato inclui alguns testes e outras mudanças que já foram implementadas no Grupo Mundial.

Como já foi noticiado no nosso website, as seleções passam a poder escolher cinco jogadores para cada eliminatória, mais um do que no passado. Esta mudança já se aplica no Grupo Mundial e permite que as seleções convoquem, por exemplo, dois especialistas de pares, para além de três jogadores para rodar nos singulares.

A outra mudança, que começará esta sexta-feira a ser testada nos restantes grupos, envolve a forma de disputa das eliminatórias. As rondas passaram de três para dois dias (sexta-feira e sábado para o Grupo I, onde está, por exemplo, Portugal; sábado e domingo para o Grupo II) e as partidas são disputadas à melhor de três e não cinco sets.

A redução do número de sets é feita com o objetivo de não forçar demasiado os atletas, dado que muitos deles viajavam na segunda-feira seguinte ou mesmo no domingo para os torneios que se disputam na semana seguinte às eliminatórias de Taça Davis.

Usando como exemplo a eliminatória que define o adversário de Portugal na segunda ronda do Grupo I da Zona Europa / África, Ucrânia e Suécia começaram a defrontar-se na sexta-feira a partir das 17 horas locais e este sábado a partir das 13h00. Para além da mudança nos horários, ambas as equipas já convocaram cinco jogadores: destaque para Sergiy Stakhovsky (113.º) do lado ucraniano e Elias Ymer (135.º) na seleção sueca, sendo que os encontros também já estão a ser jogados à melhor de apenas três sets.

Estas novas regras estarão, por isso, em vigor na próxima eliminatória de Portugal. A seleção portuguesa jogará nos dias 6 e 7 de abril com uma das duas seleções acima referidas, sendo que no caso de ser com a Ucrânia terá de viajar “fora de portas”, enquanto frente à Suécia a decisão será feita por sorteio.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share