Chiudinelli para Federer: “Os espetadores puderam ver, mais uma vez, o porquê de seres o maior campeão que o ténis alguma vez teve”

federer-chiudinelli
Marco Chiudinelli e Roger Federer são amigos de longa data

A amizade é antiga e o carinho perdura. Marco Chiudinelli retirou-se do ténis no passado mês de outubro. Para trás deixa uma carreira relativamente humilde cujos pontos altos se resumem à conquista de três títulos no circuito Challenger e a um máximo de carreira estabelecido na 52ª posição da hierarquia mundial.

Mas não podemos ficar por aqui. O suíço consegue transcender todos os marcos anteriores através do respeito e dos valores que demonstra. Prova disso é a sua relação de amizade com Roger Federer, em que ambos sempre se mostraram disponíveis e presentes tanto nos bons como nos maus momentos de cada um.

Tal como o campeoníssimo foi incapaz de faltar ao seu último jogo da carreira, onde inclusivamente no final não conteve as lágrimas abraçado ao amigo, Chiudinelli decide retribuir, desta vez numa ocasião muito mais alegre.

O ex-jogador não conseguiu ficar indiferente ao espírito lutador que levou ao sucesso de Roger Federer neste Australian Open e decidiu redigir uma carta comovente na qual transmite o seu respeito e admiração pelo compatriota. A mensagem foi divulgada pelo website suiço Watson, onde pode ser lida aqui, integralmente, na sua versão original em alemão. Deixamos alguns excertos:

“20: Desde ontem, esse número no ténis masculino é um novo recorde na conquista de títulos do Grand Slam e mais uma vez foste tu, querido Roger, que escreveste este novo capítulo nos livros da história do ténis. Nas quatro horas que estiveste ontem [no passado domingo] na Rod Laver Arena e a forma como saíste com o troféu deu para que os espetadores pudessem ver, mais uma vez, o porque de seres o maior campeão no que o ténis alguma vez teve.”

Marco Chiudinelli abriu o coração numa carta emocionada dirigida ao seu grande amigo Roger Federer

“Por um lado, mostraste o teu repertório incrível, que é mais abrangente e impressionante do que qualquer outra coisa comparável no nosso desporto. E no final da cerimónia de entrega do troféu, deixaste as tuas emoções correrem livremente e nem tentaste esconder o quanto amas o ténis e o quanto esta vitória significa para ti.”

“Vamos ser honestos: no momento da tua operação no joelho há 2 anos, quase ninguém esperava que voltasses a ser campeão de um Grand Slam. Podias ter ido pelo caminho fácil e retirares com 34 anos e 17 títulos do Grand Slam naquela altura. Mas em vez disso aceitaste este duro revés e assumiste o desafio que esse retorno sempre acarreta.”

“Como teu amigo, aprecio especialmente a tua honestidade, lealdade e modéstia e o fato de permaneceres o mesmo, independentemente dos teus imensos sucessos. Mas, como fã de ténis, estou especialmente agradecido por teres encontrado a força e a motivação para mostrares com o teu regresso a todos, inclusive a ti mesmo, que podes melhorar mesmo numa idade bem avançada para o ténis e ao mesmo tempo dominar.”

“E junto com milhões de fãs, desejo-te que o número 20, o mais tardar no verão, depois de Wimbledon já esteja no passado.”

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share