Hyeon Chung: “Gostava de ver mais jogadores asiáticos no circuito”

Hyeon CHung
Fotografia: Peter Staples/ATP World Tour

Calmo, humilde e sem presença relevante nas redes sociais. É assim que se apresenta Hyeon Chung, uma das maiores promessas do ténis mundial. Em entrevista ao website da ESPN, o  jovem coreano recorda os melhores momentos da sua ainda curta carreira, desde a caricata introdução ao Ténis, ao tremendo sucesso recente no final da temporada.

A integração de jogadores asiáticos no circuito não é tão fácil quando comparada com os jogadores ocidentais. Além das naturais diferenças a nível geográfico, cultural e linguístico, a residual presença na web impede Chung de interagir e dar-se a conhecer ao público ocidental. Aspecto que se torna mais palpável quando colocado lado a lado a jogadores como Borna Coric ou Denis Shapovalov. Ainda assim, e apesar de todas as dificuldades, a ascensão do coreano no circuito tem-se revelado consistente e recheada de sucessos.

Uma característica que distingue Chung dos restantes jogadores é a utilização de óculos desportivos que constantemente o acompanham nos jogos. Aliás, foi precisamente devido ao problema de visão que os pais introduziram o actual nº 58 do ranking ao ténis. “Tenho um alto nível de estigmatismo e por isso preciso de usar óculos o tempo todo. Mas nesta altura já são parte do meu corpo e por isso não é difícil jogar com eles”, afirma o coreano.

Sobre a questão anterior da integração de jogadores asiáticos, o jovem apresenta um misto de emoções. “No meu percurso pelo circuito sou capaz de ver muitos jogadores ocidentais e asiáticos. Relaciono-me tanto com os meus colegas como com os treinadores, por isso não me sinto sozinho. Mas no futuro gostava de ver mais jogadores asiáticos no tour“.

Por falar em jogadores asiáticos, Chung chega a 2018 com óptimas perspectivas de se tornar o jogador coreano com melhor ranking de sempre, ultrapassando assim o seu compatriota Hyung-Taik Lee que alcançou o 38º lugar, seis acima do melhor de Chung.

Apesar de problemas físicos que o afastaram de vários torneios importantes durante 2017, Hyeon Chung acaba a temporada sagrando-se o primeiro campeão das NextGen Finals, torneio similar ao ATP World Tour Finals mas direccionado aos jogadores sub-21. Já no ano de 2015 tinha sido considerado o jogador com maior evolução do tour. Agora, o jovem coreano de 21 anos está claramente às portas do mediatismo, como prova a sua chegada após o último torneio.

“Fiquei agradavelmente surpreendido quando cheguei a casa”, refere. “Muitos fãs e membros da imprensa vieram ao aeroporto receber-me. Pensei que este tipo de atenção é uma das razões que levam os jogadores a querer vencer”.

Actualmente, Chung prossegue o periodo de pré-temporada na Tailândia, preparando assim um ano que se adivinha bastante importante no seu processo de estabilização como um dos jogadores com maior potencial do circuito. Os treinos e outras curiosidades, podem ser acompanhados na sua conta de Instagram, um dos pouco locais on Chung abre as cortinas da sua vida. Será um piscar de olho à fama?

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share