O que é isto do talento? Não passará apenas disso mesmo? Uma palavra que define a aptidão e facilidade que se tem para uma determinada coisa? Para Patrick Mouratoglou, o treinador da norte-americana Serena Williams, a palavra talento é perigosa e uma que não gosta de usar quando está a trabalhar com os seus jogadores.
“O principal talento é o trabalho, a ambição. Esse é o verdadeiro talento. O talento de bateres bem na bola não te ajuda. Ajuda-te até um certo ponto, mas é muito perigoso”, disse o conceituado treinador num vídeo publicado no Facebook da sua academia, que tinha como objetivo responder a questões como esta.
“Quando trabalhei com o Grigor Dimitrov dizia-lhe: “Nunca ouças alguém que diz que és talentoso, vai-te prejudicar, dizerem-te que és talentoso vai fazer com que penses que vais ter sucesso sem trabalhar”, recordou o agora técnico da campeã do Australian Open.
“O talento é muito perigoso. Muitas das vezes os jogadores ficam sufocados por causa disso. O meu principal objetivo é levar os meus jogadores ao topo do seu jogo. Não gosto de jogadores que tenham talento, gosto de jogadores que sejam bem sucedidos, pois isso é o meu objetivo”, finalizou sobre o tema.