Diretor do Rio Open insiste que mudança de superfície é “fundamental” para evoluir o torneio

Fotografia: Bruno Lorenzo/Fotojump

A edição de 2018 do Rio Open foi apresentada esta semana, com a organização a anunciar a presença de Pablo Carreño-Busta — que se junta aos já confirmados Dominic Thiem e Marin Cilic.

Mas não só de jogadores se fez a conferência de imprensa. Muito pelo contrário. No evento, o diretor do torneio, Luiz Carvalho, discutiu o futuro do torneio, que passa por uma mudança de recinto e… Superfície. Como o próprio afirma — e reafirma –, é “fundamental” para evoluir o torneio.

Atualmente disputado em terra batida e em pleno mês de fevereiro, o Rio Open tem apresentado sempre um bom cartaz no que ao torneio masculino (categoria ATP 500) diz respeito, sim, mas ao mesmo tempo encontra dificuldades devido à superfície em que é jogado.

Por isso, em cima da mesa está, já há algum tempo, a mudança para o piso rápido. E aí Carvalho garante que “fazendo a alteração para o piso rápido, fica complicado continuar no Jockey Clube Brasileiro, porque aqui a estrutura é de quadras de saibro [terra batida].” Ou seja, a “intenção de mudar de mudar para quadra dura foi sempre para usar a estrutura do Parque Olímpico.”

Essa é uma opção que a organização já procura “há algum tempo” e que “não é simples porque depende de uma série de fatores envolvendo o calendário da ATP, que deverá passar por uma reformulação em 2019.” As conversações com as devidas entidades estão avançadas e a opção agrada à grande maioria dos envolvidos, pelo que a mudança deverá mesmo ficar dependente da Associação dos Tenistas Profissionais, que tem de aprovar a alteração.

Em sua defesa, Luiz Carvalho e toda a equipa do Rio Open têm, também, o feedback de alguns jogadores, como por exemplo o número 11 mundial Juan Martin del Potro. “A gente tentou trazer o del Potro, mas infelizmente ele não vai vir para 2018. Ele faz um calendário de de quadra dura para essa época do ano e disse que se o piso mudar vai jogar o Rio Open.”

Total
0
Shares
Total
0
Share