Vive La France! Lucas Pouille veste capa de mosqueteiro e dá a 10.ª Taça Davis à França

Dezasseis anos depois e pela 10.ª vez na história, a França é a campeã da Taça Davis. E o herói improvável é Lucas Pouille, o francês de 23 anos que vestiu a capa de mosqueteiro para derrotar o “Mr. Davis Cup”, Steve Darcis, e dar o ponto decisivo ao seu país no Stade Pierre-Mauroy, em Lille.

Com a vitória de David Goffin sobre Jo-Wilfried Tsonga no primeiro encontro do dia, a final da Taça Davis 2017 estava “esticada ao máximo” e cabia ao vencedor do quinto e último duelo o papel de herói. Havia, por isso, muito em jogo, razão pela qual desde cedo os cerca de 30.000 adeptos presentes na casa emprestada pelo clube de futebol da cidade se prestaram a puxar pelos seus jogadores.

A fazer a estreia em encontros decisivos da Taça Davis, acabou por ser Lucas Pouille quem se deu melhor por 6-3, 6-1 e 6-0 frente àquele que nos últimos anos tem sido um dos homens-chave da potência belga — até ao dia de hoje, Steve Darcis nunca tinha perdido um quinto e decisivo encontro na competição (cinco vitórias).

Para isso, o francês, número 18 mundial, teve de entrar na máxima força logo ao primeiro ponto. E assim foi, aproveitando o segundo jogo do encontro (primeiro no serviço do bem mais velho adversário belga, que já tem 33 anos) para fazer o break e sacudir alguma da pressão que até então não conseguia esconder.

Sempre sob o olhar atento do lendário Yannick Noah, Pouille foi, aos poucos, construindo uma liderança que se viria a revelar irrecuperável para o lado belga. À entrada para o encontro tinha o favoritismo do seu lado, sim, mas na Taça Davis, já se sabe, tudo pode acontecer e por isso o francês tinha de trabalhar muito e não pestanejar nos momentos decisivos.

Embalado pelo primeiro set e a jogar a um nível muito superior ao seu adversário, foi uma questão de tempo até o mais jovem dos jogadores se adiantar na segunda partida logo ao terceiro jogo. Confiante e fortemente apoiado pelo público, Pouille dominou a seu belo prazer o segundo set, colocando os gauleses a apenas um set da ‘saladeira’.

No terceiro set o ascendente manteve-se e com 6 jogos sem resposta, o número 18 mundial devolveu à França o título que há muito lhe escapava.

Conseguiu fazê-lo e, assim, teve a maior das recompensas: a França é a campeã da Taça Davis 2017 e coloca um ponto final no jejum que se prolongava desde o ano de 2001, erguendo pela 10.ª vez na história a “saladeira” que todos querem conquistar.

Total
0
Shares
Total
0
Share