Francisca Jorge derrota Maria João Koehler e faz o pleno em Campeonatos Nacionais

BELOURA – Depois dos títulos nos escalões de sub 12, 14, 16 e 18, eis que surge o primeiro título na mais importante prova de ténis do calendário nacional. Aos 17 anos, Francisca Jorge estreou-se este domingo a vencer no Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, ao derrotar a hexacampeã Maria João Koehler no encontro derradeiro.

A disputar pela primeira vez na carreira a final da prova na Beloura Tennis Academy, Francisca Jorge não acusou a pressão e com uma boa exibição foi capaz de fazer frente à tenista portuense, batendo-a por 7-6(2) e 6-2 para se estrear na galeria dos vencedores na prova rainha do ténis português.

Terceira cabeça de série da prova e atual número 4 nacional, a jovem que representa o Clube de Ténis de Guimarães, mas que integra neste momento a equipa do Centro de Alto Rendimento do Jamor, soube ser mais forte nos momentos decisivos, apesar de ter tremido em certos momentos do primeiro set, quando obteve uma boa vantagem.

Mais solta no fundo do court e a variar mais o jogo no que toca à altura da bola, Francisca Jorge foi a primeira tenista a adiantar-se no marcador. A mais jovem das tenistas chegou a liderar por 5-2 no primeiro set, mas falhou nos momentos de fechar, ‘desperdiçando’ dois sets points, o que fez com que Koehler igualasse o parcial a 5-5.

A partir desse momento, ambas a jogadoras seguraram os seus jogos de serviço e o primeiro parcial foi encaminhado para o tie-break. Nessa altura Francisca Jorge foi mais assertiva e soltou o braço, vencendo sem grandes problemas o 13.º jogo do encontro.

No segundo set foi Koheler que entrou na frente. A tenista de 25 anos adiantou-se no marcador com dois jogos consecutivos, mas a resposta de Francisca Jorge não se fez esperar. A tenista de 17 anos respondeu com seis jogos sem resposta e ficou assim com o título de Campeã Nacional Absoluta de 2017.

Com este título, a tenista de Guimarães sucede a Maria João Koehler e sai de Sintra com dois títulos nacionais, depois deste sábado ter conquistado o título de pares ao lado de Maria Inês Fonte.

Total
0
Shares
Total
0
Share