Gastão Elias vestiu a capa de guerreiro para eliminar João Domingues

O peculiar sistema de pontuação do ténis é um dos aspetos que torna a modalidade verdadeiramente entusiasmante. Por mais que um set (ou encontro) pareça inclinado para um determinado lado, aqui, mais do que em qualquer outro desporto, é imprudente lançar os foguetes antes da festa.

Olhemos para o que sustenta este preâmbulo: o jogo deste sábado entre Gastão Elias (121.º) e João Domingues (172.º), referente às meias-finais do Challenger uruguaio de Montevideu. O oliveirense chegou a liderar a primeira partida por 5-1, serviu em duas ocasiões para a fechar, dispôs de cinco set points, mas quem acabou por sair na frente foi mesmo o número 2 nacional, ao protagonizar uma reviravolta sensacional.

Concluído um primeiro parcial muito disputado (cinco dos doze jogos foram decididos nas vantagens), Elias quebrou de início o serviço de Domingues no segundo setmas não conseguiu capitalizar uma vantagem que poderia fazer mossa na confiança do oliveirense, principalmente depois daquela primeira partida. Estancada a hemorragia, o número 4 português ameaçou fugir no marcador quando serviu para fazer o 4-1, porém o lourinhanense, escaldado pelo set inaugural, não permitiu a construção de novo fosso.

Empatados a três, Gastão Elias voltou a sair-se melhor no jogo de serviço de João Domingues, passando para a frente do marcador com o 4-3, vantagem que viria a revelar-se decisiva para o desfecho do embate que terminou com os parciais de 7-5 e 6-3, ao cabo de uma hora e 51 minutos. Foi a sua 13.ª vitória nos últimos 13 (!) duelos frente a tenistas portugueses.

Depois de nas últimas semanas ter conquistado o título de campeão em Campinas, alcançado as meias-finais em Buenos Aires e em Guaiaquil e os quartos de final em Lima, Gastão Elias mantém-se a todo o gás na América do Sul, desta feita ao marcar presença em mais uma final. O último adversário sairá do confronto entre o uruguaio Pablo Cuevas (38.º), naturalmente o favorito do público, e o argentino Nicolas Kicker (97.º).

A final de domingo é a terceira da época para Elias, que vai procurar arrecadar o oitavo título individual da carreira em torneios Challenger. Para já, o português de 26 anos ascende ao 112.º posto do ranking virtual.

João Domingues com novo máximo de carreira

A boa prestação de João Domingues em solo uruguaio vai permitir-lhe alcançar o seu melhor ranking de carreira na próxima atualização da hierarquias, devendo fixar-se entre o 166.º e o 168.º lugares.

Total
0
Shares
Total
0
Share