João Sousa supera estreia difícil no Campeonato Nacional Absoluto

BELOURA – Demorou a arrancar, mas quando o fez conseguiu “entrar nos eixos” e começar a construir a vitória. Foi assim o primeiro encontro de João Sousa no Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, que este ano se volta a jogar na Beloura Tennis Academy.

Sendo a estrela do torneio, foi sem surpresas que as bancadas-camarotes instaladas numa das fachadas do court a que “empresta” o nome se preencheram sem igual para o seu encontro de estreia, no início de tarde desta quinta-feira.

Por outro lado, foi de forma surpreendente que Gonçalo Falcão, atual número 1166 mundial, tomou conta da iniciativa nos primeiros instantes do encontro. A adaptação de João Sousa fazia-se tardar, apesar de nos dois dias anteriores ter testado o “seu” court, e o cascalense aproveitou — e bem — a ocasião.

Só que quando engatou, o público que aderiu ao encontro na Beloura Tennis Academy viu-o elevar o nível e reagir ao início frio que Gonçalo Falcão aproveitou. E aproveitou de forma a conseguir várias quebras de serviço (liderou por 3-0, 4-2 e 5-3 com um set point) que fizeram deste um encontro mais equilibrado do que à partida se poderia prever.

No segundo set, João Sousa passou a jogar, como Falcão tinha referido ao RAQUETC na antevisão do encontro, “como um top 100” e isso teve efeitos imediatos: foi o primeiro a quebrar, pouco ou nada passou a falar e parecia encaminhado para fechar a tarefa, mas voltou a complicar. Com a vitória “na mão”, João Sousa foi quebrado em branco a 5-4.

Visivelmente insatisfeito com a prestação que ia fazendo, o vimaranense viu-se uma vez mais forçado a trabalhos extra — e a salvar novo set point. Já com Fred Gil na assistência a preparar-se para o encontro que se seguia, João Sousa lá acabou por resolver a questão, mas só ao cabo de 1h55 e pelos parciais de 7-5 e 7-6(3), estreando-se então com uma vitória no Campeonato Nacional Absoluto, uma prova onde o seu será um dos poucos nomes de grandes campeões portugueses a (ainda?) não constar no registo de vencedores.

Como não só começou depois como poderá ter-se prolongado por mais tempo do que o desejado, o número 1 português e Frederico Marques terão de “correr” se ainda quiserem olhar para o campo do lado e verem jogar Nuno Deus e Tiago Cação. Afinal, são eles que discutem a vaga nos quartos de final de sexta-feira frente ao vimaranense. À hora da publicação deste artigo, estavam já em pleno terceiro e decisivo set.

Para ver ou rever:

Oitavos de final do Campeonato Nacional Absoluto de Ténis e Cadeira de Rodas, João Sousa vs. Gonçalo Falcão em DIRETO:

Publicado por Raquetc em Quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Total
0
Shares
Total
0
Share