João Sousa soma terceiro triunfo consecutivo e marca novo encontro com del Potro

João Sousa

A senda vitoriosa de João Sousa em Paris-Bercy continua, com o tenista português a somar o terceiro triunfo consecutivo no torneio parisiense, ao qualificar-se para a segunda ronda daquele que é o seu último torneio no calendário ATP.

Oriundo da fase de qualificação, o número um nacional procurava atingir a segunda ronda do último Masters 1000 da temporada pelo segundo ano consecutivo depois de já o ter feito em 2016, onde acabou por perder na segunda eliminatória para Tomas Berdych, após triunfar na ronda inaugural frente a Andreas Seppi.

Para o fazer, o português tinha de ultrapassar Paolo Lorenzi pela segunda vez esta temporada. João Sousa já tinha vencido em Kitzbuhel, mas no último confronto entre ambos foi derrotado na ronda inaugural do US Open.

Apesar de apresentar um ranking inferior, foi o tenista vimaranense que saiu por cima, vencendo o 41.º da hierarquia por 6-4 e 7-5, implementando a oitava derrota consecutiva ao veterano de 35 anos que não vence um encontro desde o US Open, torneio em que atingiu os oitavos de final.

Mais rodado da fase de qualificação, onde somou dois triunfos sólidos em parciais diretos, João Sousa entrou bastante forte no encontro, tendo sido mesmo o primeiro tenista a obter a quebra de serviço o que permitiu adiantar-se para 3-0 da fase inicial. No entanto, quando o primeiro set parecia bem encaminhado, com o português de 28 anos a ter tido várias oportunidades para se adiantar para 4-0, uma quebra de concentração levou João Sousa a perder quatro jogos consecutivos.

Nessa altura, a perder por 4-3 com um break de desvantagem, o tenista luso reagiu e com três jogos vencidos de forma consecutiva e dois breaks pelo meio, o que lhe permitiu arrebatar o primeiro set e adiantar-se no marcador.

Conquistado o quinto set consecutivo no torneio, João Sousa entrou no segundo parcial bem mais concentrado, assim como o tenista italiano. A primeira quebra surgiu apenas ao oitavo jogo do parcial e logo a favor do número 58 do mundo. A servir para o set, o português acabou por tremer e perder o serviço de seguida, permitindo que Lorenzi voltasse a nivelar o parcial, desta feita a 5-5.

Com o parcial igualado e num momento decisivo do encontro, João Sousa fechou o seu jogo de serviço e logo a seguir quebrou pela segunda vez no set o serviço do italiano, quebra essa que acabou com o encontro a favor do vimaranense.

Carimbado o terceiro triunfo consecutivo em dois sets, João Sousa volta a marcar encontro com Juan Martin del Potro (17.º) pela segunda semana consecutiva, depois de já se terem defrontado em Basileia. O argentino lidera o frente a frente entre ambos com dois triunfos, ambos em três sets.

Total
0
Shares
Total
0
Share