João Sousa volta a virar um encontro e está nos quartos de final em Antuérpia

Depois de ontem, terça-feira, ter regressado às vitórias ao mais alto nível, João Sousa voltou esta quarta-feira a triunfar no European Open, torneio de categoria ATP 250 que se joga esta semana em Antuérpia.

A lutar por um lugar nos quartos de final do torneio belga pela primeira vez na carreira, o tenista português conseguiu fazer a diferença dentro de court frente ao ucraniano Sergiy Stakhovsky (102.º), vencendo pelo segundo dia consecutivo um encontro em três sets, desta feita por 5-7, 6-4 e 6-4.

Teoricamente favorito à vitória no duelo referente à segunda ronda, o tenista português voltou a ter de recuperar no marcador. Num primeiro set muito equilibrado, até foi João Sousa quem teve as primeiras oportunidade de quebrar o ‘saque’, mas não a frieza suficiente para o fazer.

O break acabou por surgir, sim, mas para o tenista natural de Kiev, que pressionou o português no momento ideal — quando este servia a 5-6 para se manter no parcial — para arrebatar desta forma o sempre importante primeiro set.

Com o português em desvantagem no encontro, os papéis inverteram-se no segundo parcial. Aqui, foi o tenista ucraniano quem esteve mais perto de se adiantar no marcador mas foi o português quem, depois de salvar os dois break points que enfrentou ao sexto jogo, quebrou o serviço do número 102 mundial para de seguida servir com sucesso e forçar um terceiro set.

Bem mais seguro do seu ténis no terceiro set, João Sousa aumentou o nível de pressão nos jogos de serviço do tenista de 31 anos e conseguiu mesmo passar pela primeira vez para a frente do marcador ao quinto jogo. Essa quebra de serviço viria a fazer a diferença no encontro, com o português a conseguir sem grandes dificuldades segurar os seus jogos de serviço.

Com o apuramento para os quartos de final de um torneio ATP garantido (é a sexta vez que o faz esta época), João Sousa poderá ter pela frente o primeiro grande teste do torneio já na próxima fase. Para isso acontecer, Nick Kyrgios (20.º) terá de bater ainda hoje o tenista da casa Ruben Bemelmans (98.º).

Total
0
Shares
Total
0
Share