João Sousa regressa às vitórias no European Open após enorme batalha

Ao quinto encontro foi de vez. João Sousa está de volta às vitórias no principal escalão do ténis mundial, depois de interromper uma série de quatro desaires consecutivos e de uma passagem pela Asian Swing onde não somou qualquer triunfo, qualificando-se para a segunda ronda do ATP 250 de Antuérpia.

Derrotado na primeira ronda na edição de 2016, o tenista vimaranense conseguiu desta vez triunfar no encontro de estreia do torneio belga, ao derrotar o sétimo cabeça de série  da prova, o francês Benoit Paire por 6-4, 6-7(2) e 7-5, somando assim o 23.º triunfo da época e o segundo da carreira frente ao número 39 mundial para empatara dois o frente a frente entre ambos.

Num encontro resolvido em três sets, foi o tenista português que entrou mais lúcido no primeiro parcial e o primeiro a conseguir chegar à quebra de serviço. Essa quebra surgiu logo ao primeiro jogo do encontro, mas viria a ser recuperada por Benoit Paire, com o encontro a chegar aos 4-4 com um break para cada lado.

Nesse momento, João Sousa voltou a adiantar-se no marcador com a quebra de serviço que iria fazer a diferença. A servir para o encontro, o número um nacional ainda teve de salvar dois break points, mas acabou mesmo por fechar a primeira partida ao segundo set point.

Na segunda partida ambos os jogadores conseguiram segurar os seus serviços de forma mais eficaz, o que fez com que o parcial chegasse aos 6-6 sem qualquer quebra de serviço registada. Com o set encaminhado para o tie-break, Benoit Paire conseguiu ser mais forte no desempate e encaminhou o encontro para um terceiro set.

Com o encontro empatado, João Sousa baixou a guarda logo no seu primeiro jogo de serviço e acabou por sofrer mesmo o break, o que fez com que Benoit Paire ganhasse uma margem mais confortável na terceira partida. Essa margem foi prolongada até ao oitavo jogo da partida, altura em que João Sousa conseguiu finalmente igualar o encontro a quatro.

Igualado o terceiro set, João Sousa acabou mesmo por fechar de seguida o seu jogo de serviço, o que lhe permitiu passar pela primeira vez para a frente no terceiro parcial. O francês voltaria empatar a contenda e nos dois jogos seguintes foi mesmo João Sousa a ser mais forte, fechando o seu jogo de serviço e quebrando Benoit Paire na altura que este servia para se manter no encontro, somando assim a 4.ª vitória da temporada frente a um top 40 mundial.

Regressado às vitórias, o tenista de 28 anos tem já à sua espera o ucraniano Sergiy Stakhovsky (102.º), jogador contra quem lutará por atingir os quartos de final de um torneio ATP pela sexta vez este ano. O mano a mano entre ambos regista um triunfo para cada lado, sendo que ambos os encontros foram disputados no ano de 2013.

Total
0
Shares
Total
0
Share