João Monteiro emerge de desvantagem considerável e resgata o título de campeão

Se há coisa que João Monteiro (271.º) já nos habituou é nunca recusar uma boa batalha. E esta semana, em Idanha-a-Nova, o portuense travou algumas — veja-se os confrontos com Jaime Pulgar-García, Tiago Cação e Erik Crepaldi, que só ficaram resolvidos ao cabo de três partidas.

Apenas ontem, frente a Pablo Vivero Gonzalez, é que Monteiro celebrou um triunfo em dois sets tranquilos, porque este domingo, na final da 6.ª edição do Circuito Internacional de Ténis de Idanha-a-Nova, foi preciso puxar novamente dos galões para levar a vitória e consequente título de campeão (o quinto em 2017).

Raphael Baltensperger (804.º), de 19 anos, procurava arrecadar o primeiro troféu individual da carreira e chegava embalado ao derradeiro encontro depois de vitórias consecutivas ante o segundo e o sexto cabeças de série, nos quartos de final e meias-finais respetivamente. E a verdade é que o jovem suíço ainda ameaçou ficar com o título, quando liderou a contenda com um set e um break de vantagem (6-3, 4-3).

Contudo, João Monteiro não esteve pelos ajustes e emergiu dessa desvantagem, começando por levar o encontro a uma terceira partida, ao vencer três jogos seguidos no segundo parcial. Depois, já no decisivo set, Baltensperger ainda se colocou novamente com break de vantagem (3-2), mas Monteiro voltou a minar-lhe as suas aspirações, selando a vitória com os parciais finais de 3-6, 6-4 e 6-3, em uma hora e 42 minutos.

Esta é a segunda vez que o campeão nacional absoluto se sagra campeão em Idanha-a-Nova, depois de já o ter feito em julho de 2016. Neste momento, João Monteiro tem seis títulos de campeão no currículo.

Total
0
Shares
Total
0
Share