Gastão Elias dá a volta a Gonçalo Oliveira e chega à final em Campinas

Fotografia: João Pires/Fotojump

À entrada para as meias-finais, uma coisa era certa: um dos finalistas do Challenger de Campinas, no Brasil, seria português. Mas quis a chuva que o início do encontro tardasse a acontecer e por isso foi preciso esperar mais de uma hora até que Gastão Elias (146.º) e Gonçalo Oliveira (227.º)conseguissem, finalmente, jogar. No final, a vitória sorriu ao mais experiente dos dois jogadores, que pela segunda vez em dois meses levou a melhor sobre o compatriota.

O primeiro duelo entre Elias e Oliveira tinha acontecido nos courts de piso rápido de Flushing Meadows e marcou a estreia do portuense em torneios do Grand Slam. Na altura, o encontro foi equilibrado e Gastão Elias só conseguiu vencer  três parciais, situação que hoje se repetiu: os números 4-6, 6-4 e 6-2 deram-lhe a vitória, mas só ao fim de 2h12 de encontro e muita, muita luta.

Com cada vez mais ritmo, Gonçalo Oliveira voltou a demonstrar porque razão está agora, apenas alguns meses depois, a conseguir nos torneios Challenger resultados já semelhantes aqueles que ultimamente apresentava em Futures. E por isso Gastão Elias precisou de ser paciente e investir ponto a ponto na vitória, que só se tornou possível porque passou a ser muito mais eficaz na resposta ao serviço e, em sentido contrário, Oliveira deixou de conseguir criar tantas dificuldades no seu primeiro saque.

A vitória desta noite em Campinas faz de Gastão Elias finalista de um torneio Challenger (na variante de singulares) pela segunda vez em 2017, dado que em abril, na terra batida de Barletta, Itália, já tinha jogado uma decisão (que perdeu para o britânico Aljaz Bedene). Agora, o português de 26 anos vai ter oportunidade de lutar pela dobradinha em terras brasileiras, dado estar igualmente apurado para a decisão de pares.

Total
0
Shares
Total
0
Share