Duckhee Lee e a sua surdez: “Quero provar a todos que estavam enganados”

Duckhee Lee é um dos maiores talentos do ténis asiático. Aos 19 anos, já se conseguiu afirmar entre os 200 melhores tenistas do mundo e superar as primeiras dificuldades causadas pela surdez que sofre desde os 6 anos de idade.

Em entrevista ao website da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), o sul-coreano conta que lhe foi dito “que não podia ser um grande jogador por ser deficiente e isso fez-me querer desistir do ténis, mas ao mesmo tempo quero provar a todos que estavam enganados”.

Lee, que entretanto se tornou um “caso de estudo” pela força de vontade e perseverança, aprendeu a ler os lábios com a sua mãe, o que lhe permite “comunicar com pessoas normais de uma forma normal”. Dentro do campo, descreve “as dificuldades em comunicar com os árbitros” como o maior obstáculo, “porque não os consigo ouvir e eles nem sempre me perseguem.”

Quanto ao jogo jogado, fá-lo com uma concentração extra, necessária para ler a pancada que o adversário vai bater — porque não consegue ouvir o impacto da bola na raquete — e a deslocação que acontece do outro lado da rede.

Neste momento, é o 189.º classificado do ranking ATP, mas em abril deste ano chegou a figurar no 130.º posto e chegou a disputar a final de um torneio Challenger (que perdeu para o compatriota Chung Hyeon) em setembro de 2016, em Kaohsiung.

Total
0
Shares
Total
0
Share