Roger Federer vence encontro dramático e dá a vitória à Europa na primeira Laver Cup

Fotografia: Laver Cup

Está encontrada a primeira campeã da Laver Cup. E trata-se nada mais, nada menos do que a equipa da casa, que é também a equipa de um dos responsáveis pela criação do torneio que presta homenagem ao histórico Rod Laver: Roger Federer, precisamente o autor do triunfo decisivo para a vitória, que só foi conseguida no último dos encontros previstos. Um final dramático, repleto de emoções, depois de no início do dia tudo parecer decidido.

À entrada para este domingo, a Europa tinha uma vantagem de 9-3, o que significava estar a apenas quatro pontos de conseguir garantir o troféu de campeã. Mais relevo tinha essa vantagem se considerado o formato da competição: os encontros de sexta-feira correspondem a 1 ponto, os de sábado a 2 e os de domingo, o derradeiro dia, 3. Mas no ténis, já se sabe, nada é garantido e a Equipa Mundo surpreendeu, ficando mesmo muito perto da histórica reviravolta.

Isto porque Jack Sock e John Isner entraram na jornada a vencer (7-6[5] e 7-6[6] frente a Marin Cilic e Tomas Berdych, que perdeu os três encontros que jogou em casa) e reduziram logo a desvantagem. O encontro que se seguiu viu Alexander Zverev vencer Sam Querrey, por 6-4 e 6-4, e por isso a Europa parecia destinada a vencer pelas mãos de Rafael Nadal, mas… A primeira surpresa do dia aconteceu.

John Isner, que já tinha brilhado na abertura do dia, jogou o seu melhor ténis para derrotar o espanhol com 7-5 e 7-6(1), o que no papel significou que Roger Federer e Nick Kyrgios entrariam para o último jogo programado com a Europa a vencer pela curta margem de 12-9, isto é, a uma vitória de ganhar a competição, mas em sentido contrário a uma derrota de ver tudo empatado.

E aí coube ao suíço, um dos responsáveis pela idealização da Laver Cup, fechar as contas. Mas para isso teve de recuperar da desvantagem de um set e salvar match points. Lutar muito, portanto, porque como se sabe, o jovem australiano cresce e muito para os grandes encontros. Mais de duas horas após o começo do encontro, o triunfo chegou finalmente, com os parciais de 4-6, 7-6(6) e 11-9.

O resultado final da Laver Cup? 15-9 para a Europa, com um fim de semana de ténis ao mais alto nível e muito espetáculo a concluir-se com o melhor encontro de todos, que deixou a equipa da casa em êxtase e os “visitantes” desolados num contraste de emoções (Federer e Nadal radiantes, abraçados e aos saltos; Nick Kyrgios em lágrimas) que reflete o que a competição que este ano se estreia significa para todos os envolvidos.

Total
0
Shares
Total
0
Share