Portugal 1 vs. 1 Alemanha. Pedro Sousa imperial devolve o sonho do apuramento a Portugal

JAMOR – Esteve irrepreensível: depois de ver João Sousa ceder no primeiro singular, Pedro Sousa assumiu na perfeição o papel que Nuno Marques lhe deu no início da eliminatória ao derrotar o número um alemão, Jan-Lennard Struff, em três sets para dar o primeiro ponto a Portugal.

A assumir pela primeira vez o papel de número dois da equipa desde 2013 (altura em que foi primeira aposta frente à seleção da Lituânia), Pedro Sousa presenteou o público que preencheu o Centralito com uma exibição de excelente nível, ao nível que o fez aproximar do top-100 mundial e chegar ao Jamor com a sua melhor classificação de sempre (107.º).

Sempre apoiado pelo público e com o olhar bem atento de Boris Becker e companhia, o lisboeta alcançou a sua melhor vitória da carreira ao derrotar o número 54 mundial por 6-2, 7-5 e 7-6(5), devolvendo assim as esperanças ao público para uma eliminatória que não começou da melhor forma.

Apoiado no seu ténis mais consistente, Pedro Sousa rapidamente deu mostras de que a pressão de assumir um lugar na equipa numa eliminatória que pode ser histórica para o ténis português nunca lhe passou pela cabeça, vencendo o primeiro set sem grandes dificuldades com um ténis de encher o olho e que meteu a comitiva alemã em sentido.

O ascendente do primeiro parcial acabou por ser encaminhado para o segundo. Muito mais solto e assertivo do fundo do court, o tenista lisboeta rapidamente se adiantou para 4-1 com dois breaks de vantagem, mas a partir desse momento o melhor dos classificados presentes no Jamor subiu o nível e Pedro Sousa acabou por descer o nível, perdendo as quebras que tinha de vantagem, o que levou o marcador a registar cinco jogos para cada lado (pelo meio desperdiçou 4 set points).

Depois de ver a vantagem obtida ter ido por água a baixo, Pedro Sousa não baixou os braços, fez pela terceira vez o break ao alemão de 1.96 e fechou de seguida o parcial para se adiantar por dois sets a zero.

Com uma vantagem significativa no marcador, o tenista de 29 anos voltou a entrar pelo terceiro set consecutivo de forma autoritária, fazendo dois breaks, o que lhe deu maior margem de erro no que restou do set. O português acabou por perder essa desvantagem, mas não o parcial, fechando com chave de ouro uma exibição de altíssimo nível no tie-break do terceiro set.

Somado o quarto triunfo consecutivo na Taça Davis, Pedro Sousa dá assim o primeiro ponto a Portugal, encerrando o primeiro dia da eliminatória da melhor forma. Com a eliminatória empatada, este sábado será dia de jogar o encontro de pares que irá opôr Gastão Elias & João Sousa a Yannick Hanfmann & Tim Puetz.

Total
0
Shares
Total
0
Share