Portugal 0 vs. 1 Alemanha. João Sousa muito apático falha estreia feliz na eliminatória

JAMOR – A primeira vitória do play-off do Grupo Mundial da Taça Davis tem assinatura alemã. Cedrik-Marcel Stebe, número 90 do ranking mundial que nesta eliminatória é o número 2 da equipa visitante, congelou um Centralito algo tímido ao surpreender João Sousa (57.º) para dar à Alemanha o sempre importante primeiro ponto.

Decisivo para as aspirações portuguesas, o encontro viu o tenista visitante arrancar melhor mas ser rapidamente anulado pela reação eficaz de João Sousa. A jogar em casa um dos encontros mais importantes da carreira, o número 1 nacional venceu seis dos últimos sete jogos do primeiro parcial para sair na frente do marcador, dando indícios de que poderia fechar a contenda com relativa facilidade.

Mas não. Se ainda quebrou em branco no jogo inaugural do segundo set, João Sousa baixou o rendimento, acusou a pressão e não conseguiu estar à altura do encontro. Com uma exibição cada vez mais instável, cometeu demasiados erros não forçados e falhou em fazer a diferença com a pancada de serviço, permitindo a Stebe, que baseou o seu jogo na consistência de fundo do campo, ganhar cada vez mais terreno.

Apoiado por um forte grupo de adeptos que se deslocou a Portugal para acompanhar in loco a eliminatória (para a Alemanha, está em risco a saída do Grupo Mundial pela primeira vez desde 2005), Stebe cresceu para o jogo enquanto, do outro lado da rede, João Sousa lhe dava cada vez mais sinais de frustração por não conseguir encontrar soluções.

E assim, ao fim de 2h35 a vitória sorriu à equipa alemã, com Cedrik-Marcel Stebe a vencer João Sousa por 4-6, 6-3, 6-3 e 6-0 para dar o sempre importante (e que neste caso pode ser decisivo) primeiro ponto à sua seleção.

Ainda hoje, Pedro Sousa — que está a viver a melhor temporada da carreira e a apenas sete lugares de se estrear entre os cem primeiros — vai pisar o court para tentar anular a vantagem ganha pela Alemanha no primeiro encontro. Mas a tarefa não se adivinha fácil: o adversário é Jan-Lennard Struff, número 54 do mundo.

Total
0
Shares
Total
0
Share