Stephens vs. Keys: A final entre “melhores amigas até à morte” que têm tudo a ganhar

Quando forem 17h em Nova Iorque, Sloane Stephens e Madison Keys vão entrar por uma última vez em 2017 no Artur Ashe Stadium. Uma atrás, outra à frente, mas bem perto uma da outra, as duas “melhores amigas até à morte” estarão em pé de igualdade nesta experiência: trata-se da primeira final num torneio do Grand Slam quer para uma, quer para outra. E o mundo do ténis não a quer perder.

Das 128 jogadoras que inicialmente preencheram o quadro principal feminino, 4 norte-americanas chegaram às meias-finais. Já era, por isso, um evento histórico para o ténis dos Estados Unidos da América — um “American Dream” para… Americanos –, mas com as vitórias destas duas jogadoras ainda mais será. Porque aconteça o que acontecer, o país (e o ténis) terá, no final da noite, uma nova campeã do Grand Slam.

Os percursos de Sloane e Madison, duas jogadoras que se conhecem e dão muito bem, tornam difíceis todas as previsões que se possam fazer: na chegada à “American hard court swing” (a série de torneios em piso rápido), a primeira tinha um registo de 5-7 nos encontros realizados e a segunda disputara apenas um jogo. Madison Keys recuperara de uma lesão ao pulso em março, Sloane Stephens regressara de uma intervenção ao pé em Wimbledon.

Mas em Nova Iorque tudo mudou: reencontraram os seus momentos mais feliz, criaram outros e surpreenderam com seis vitórias cada uma. Chegam, então, ao jogo do título, que será o segundo entre ambas. No primeiro, há dois anos, foi Stephens quem levou a melhor, com um 6-4 e 6-2 que lhe permitiu alcançar a segunda ronda em Miami.

E é um encontro onde, na verdade, tudo têm a ganhar. Primeiro, e permitam-nos o cliché, porque aconteça o que acontecer este US Open já será histórico (e inesquecível) para qualquer uma; depois, porque a vitória valerá à nova campeã um lugar dourado na história do ténis do país e, claro está, do circuito mundial, que acolherá pela segunda vez em 2017 uma nova vencedora de Majors — a primeira foi Jelena Ostapenko, em Roland Garros.

É às 21h de Portugal Continental, no Eurosport.

Total
0
Shares
Total
0
Share