CoCo Vandeweghe avança para as meias-finais e “entrega” número 1 a Garbine Muguruza

CoCo Vandeweghe, senhoras e senhores. Depois de Sloane Stephens e Venus Williams, também a tenista de 25 anos natural de Nova Iorque garantiu o apuramento para as meias-finais do US Open. Para isso, derrotou nada mais, nada menos do que a número 1 mundial Karolina Pliskova, o que significa que o circuito feminino vai ter uma nova líder do ranking já na segunda-feira.

A precisar de chegar à final (isto é, de defender os pontos conquistados em 2016) para se manter no topo da hierarquia, Karolina Pliskova encontrou em Vandeweghe uma adversária com nervos de aço. Apesar de mais habituada a estas andanças, foi precisamente a checa quem tremeu primeiro, permitindo à norte-americana um break que rapidamente deu esperança aos 23.000 espetadores que esgotaram o Artur Ashe Stadium.

Só que a número 1 mundial, já se sabe, nunca desiste e quer este ano quer no anterior já tinha superado situações muito difíceis (como match points contra) em rondas anteriores. Por isso, a resposta era de esperar e foi apenas uma questão de tempo até que o contra break aparecesse. Mas houve uma diferença em relação às prestações anteriores de Pliskova em Flushing Meadows: a movimentação da checa foi mais fraca e o seu jogo muito menos ofensivo.

Por isso, CoCo — o diminutivo por que é conhecida em detrimento do seu nome próprio, Colleen — foi quem conseguiu comandar o encontro nos momentos mais decisivos. Exemplo disso foram o quarto e sexto jogos do segundo set, decisivos para o seu desfecho, em que fez a diferença com a sua pancada de direita sempre à procura do próximo winner.

Ao fim de 1h38, chegou a tão desejada vitória, com os parciais de 7-6(4) e 6-3. De forma inesperada, mas tão celebrada no maior estádio do mundo, é a jogadora da casa quem garante a presença nas meias-finais, juntando-se a duas compatriotas.

A viver aquela que é indiscutivelmente a melhor quinzena da carreira — também chegou às meias-finais em Melbourne, mas aqui fá-lo em casa e frente à líder do ranking –, CoCo Vandeweghe (que é a 22.ª do ranking mas irá subir para um novo máximo de carreira) fica agora a aguardar pelo desfecho do encontro entre Madison Keys e Kaia Kanepi para conhecer a sua próxima adversária.

 

Total
0
Shares
Total
0
Share