Federer recorda final de 2009 com del Potro: “Mereceu ganhar, derrotou-me a mim e ao Rafa”

O duelo entre Roger Federer e Juan Martín del Potro será o jogo cabeça de cartaz dos quartos de final masculinos deste US Open. O suíço chega a esse confronto depois de ter realizado a sua melhor exibição até ao momento na edição deste ano, enquanto o argentino superou uma batalha épica frente a Dominic Thiem.

A expectativa é grande, tendo ainda na memória a final de 2009 decidida em cinco partidas, mas Federer considera que ambos mudaram desde aquele encontro. “Acho que somos jogadores diferentes, hoje em dia. Jogamos de forma diferente. A sua esquerda mudou, por causa da cirurgia. Ele agora usa mais o slice, o que por si só já fará com que o jogo seja diferente”, observou o suíço, em conferência de imprensa, depois de eliminar Philipp Kohlschreiber.

Federer indicou as diferenças para o seu jogo atual. “Estou a jogar de forma mais agressiva, até na resposta. Jogo pontos mais curtos e não uso tanto o meu slice, como ele [del Potro] faz atualmente. Jogámos em Miami e eu percebi como é defrontá-lo agora. Mas o serviço e a direita mantêm-se intactos, na minha opinião”.

A vantagem no histórico de confrontos entre ambos pende claramente para o lado do suíço de 36 anos (16-5), sendo que a única vitória do argentino, de 28, em palcos do Grand Slam aconteceu precisamente em Flushing Meadows. Federer recordou a final de 2009: “Foi um bom encontro, que teve o público envolvido. Começou de dia e acabou de noite. Mas não fiquei desapontado por ter perdido, pois tive um ano excelente, vencendo Roland Garros e Wimbledon, e nesse ano nasceram as minhas filhas”.

Para chegar ao título de campeão do US Open, del Potro deixou pelo caminho de forma consecutiva Rafael Nadal, nas meias-finais, e Roger Federer, na final, vitórias que não deixaram indiferente o suíço. “O Juan jogou muito bem, derrotou-me a mim e ao Rafa em rondas consecutivas. Senti que ele mereceu ganhar”, frisou.

Total
0
Shares
Total
0
Share