Nadal: “Rublev venceu Dimitrov e Goffin. Não é altura de falar sobre Federer”

Rafael Nadal chega aos quartos de final do US Open, fase onde já não marcava presença desde a edição de 2013 (ano em que venceu o torneio), com vitórias frente a Dusan Lajovic, Taro Daniel, Leonardo Mayer e Alexandr Dolgopolov. O próximo adversário do número 1 mundial é o russo Andrey Rublev, jovem tenista que está a realizar uma prestação magistral em Flushing Meadows.

À medida que o desenrolar da competição vai avançando, a possibilidade de um encontro entre Nadal e Federer nas meias-finais vai ganhando forma, mas o espanhol nem quer ouvir falar desse choque de titãs. “Rublev venceu Dimitrov e Goffin, em parciais consecutivos, pelo que agora não é altura de falar sobre Federer. Falaremos se eu ganhar”, afirmou, em conferência de imprensa.

Andrey Rublev, o jogador mais jovem desde Andy Roddick a integrar o top 8 do Grand Slam norte-americano, não é propriamente um tenista desconhecido para Rafael Nadal. “Lembro-me quando Rublev, ainda adolescente, veio treinar durante uma semana a Maiorca. Era inverno, muito frio e o treino foi às primeiras horas da manhã. Comecei com uma bola lenta e ele devolveu-a de imediato, com um grito”, recordou.

O jovem russo de 19 anos é um dos membros da famigerada #NextGen – a campanha lançada pela ATP para promover os valores emergentes do circuito. Mas Nadal, de 31 anos, considera que é ténue a diferença entre a nova geração e a geração de tenistas mais velhos. “Não sei qual é a diferença. Provavelmente a promoção que eles estão a ter, que é muito maior que a nossa”, observou.

Sobre o confronto com o ucraniano Alexandr Dolgopolov, jogado no Arthur Ashe Stadium e num dia com muito sol, Nadal mostrou-se satisfeito com o nível exibido: “Fiz um jogo sólido, com poucos erros. Não senti tantos nervos no court e consegui controlar o encontro”, apontou, no rescaldo da vitória por 6-2, 6-4 e 6-1.

Total
0
Shares
Total
0
Share