Martim Prata vence final épica e é o novo campeão nacional de sub 18

LOUSADA – Está encontrado o novo campeão nacional de sub 18. Numa final épica disputada entre os dois melhores jogadores da maior competição nacional do escalão júnior, Martim Prata (Escola de Ténis José Mario Silva) conquistou pela segunda vez na carreira um título de campeão nacional, ao derrotar Luis Faria (Open Village Sports).

Com um percurso irrepreensível até à final, numa caminhada em que não encontrou nenhum jogador que lhe fizesse realmente frente, foi o tenista da Escola de Ténis José Mário Silva quem saiu por cima de um duelo extremamente equilibrado, vencendo por 6-4, 6-7(4) e 6-4 depois de 3h13 de jogo.

No primeiro set, o equilíbrio foi sempre uma constante, com Martim Prata a tomar mais iniciativa e a sair recompensado pelo jogo mais agressivo. O jovem de 17 anos passou grande parte do parcial atrás do marcador, recuperando por duas ocasiões de um break de desvantagem para a 5-4, quando Luis Faria servia para se manter no set, fazer a quebra decisiva da primeira partida.

No segundo parcial, o elevado número de breaks manteve-se nos 6 primeiros jogos, até que Martim Prata se adiantou para 5-3 para se aproximar muito do título nacional. Contudo, Faria subiu o nível, recuperou o break e pelo meio salvou três match points de forma categórica, mostrando muito sangue frio nos momentos de maior pressão. O set acabaria por ser encaminhado para um tie-break, onde o tenista nortenho foi mais forte.

Concluído um segundo set de muitos nervos, no terceiro, Faria entrou melhor, adiantado-se para 4-2 na terceira e decisiva partida, chegando mesmo a ter pontos para fazer o 5-2, No entanto Martim Prata teve a capacidade de reagir à adversidade, e conquistou os últimos 4 jogos da partida, acabando mesmo por sair com troféu numa final de excelente nível de ténis.

Conquistado o título, Prata junta o título de campeão nacional sub 18 ao de sub 16 conquistado o ano passado, sucedendo a Guilherme Osório na galeria de vencedores no Campeonato Nacional de Juniores.

Final de singulares masculinos do Campeonato Nacional de Sub 18: Martim Leote Prata vs. Luis Faria em DIRETO:

Publicado por Raquetc em Sábado, 2 de setembro de 2017

Total
0
Shares
Total
0
Share