João Monteiro derrota Fred Gil e é campeão na Beloura

BELOURA – O programa para este domingo na Beloura Tennis Academy prometia: a encerrar o segundo de três torneios Future, uma final 100% portuguesa. E foi com muito bom ténis e equilíbrio que João Monteiro e Fred Gil brindaram todos os portugueses. No final, foi o portuense quem levou a melhor para conquistar o 4.º título do ano.

Frente a frente pela segunda vez, os dois portugueses lutaram pelo título de campeão numa batalha de gerações que atraiu vários curiosos à academia de ténis em Sintra. No dia anterior, ambos tinham revelado esperar um encontro equilibrado e foi assim mesmo que a final deste domingo se desenrolou.

Fred Gil foi o primeiro a quebrar. Tal como nos encontros anteriores, o tenista sintrense de 32 anos (número 561 no ranking e carrasco de três cabeças de série) entrou mais forte do que o adversário e conseguiu criar várias dificuldades. Só que depois chegou a resposta de Monteiro (294.º, a sua melhor classificação até à data) e, com a devolução do break, o primeiro parcial manteve-se “taco-a-taco” até ao fim, sendo necessário um tiebreak para se conhecer o vencedor.

Com menos erros cometidos, e já depois de ter salvo três set points no jogo anterior, João Monteiro conseguiu finalmente superiorizar-se para ganhar uma vantagem importante no marcador. Cada vez mais dentro da final, o número 6 nacional conseguiu dois breaks, ao quinto jogo (para 4-2) e ao oitavo (5-2) que se revelaram decisivos para o desfecho do parcial e do encontro, que venceu por 7-6(4) e 6-2 ao fim de 1h37.

A vitória conseguida este domingo traduz-se na 54.ª da temporada para João Monteiro, que já leva 10 triunfos consecutivos e, mais do que isso, quatro troféus de campeão conquistados em 2017: o do BTA Futures 2 junta-se aos de Sta. Margarida Montbui, em Espanha, Open de São Domingos e Porto Open (ambos torneios de 25.000 dólares).

Quando a Fred Gil, disputou pela primeira vez em 2017 uma final de singulares e, apesar de não ter conseguido ficar com o troféu, leva bons indícios deste torneio. Para a próxima semana, a viagem é, pode dizer-se, curta, ou mesmo inexistente: quer um, quer outro estarão novamente na Beloura Tennis Academy, a disputar o terceiro e último evento organizado pela Prime Stadium.

Foi este o momento em que João Monteiro se sagrou campeão do BTA Futures Sintra 2. Uma "direitaça"!

Publicado por Raquetc em Domingo, 27 de agosto de 2017

Total
0
Shares
Total
0
Share