Shapovalov volta a surpreender e impede Nadal de se tornar número 1 esta semana

Todos os olhos estavam postos no encontro de sessão noturna do Masters 1000 do Canadá, que este ano se disputa em Montreal. De um lado, a jovem estrela local Denis Shapovalov, do outro, Rafael Nadal. O desfecho foi surpreendente e acende ainda mais a luta pelo primeiro lugar do ranking.

Dois dias depois de ter conseguido derrotar Juan Martin del Potro em duas partidas, o jovem de apenas 18 anos Denis Shapovalov procura a os primeiros quartos de final da carreira em torneios ATP. Mas a tarefa não era fácil, dado que do outro lado da rede estava Rafael Nadal, um dos maiores jogadores de sempre e, a par de Roger Federer, o melhor da temporada.

E foi de forma determinada que o tenista espanhol entrou em campo, conseguindo mesmo vencer o primeiro set. Só que Shapovalov apresentou-se com nervos de aço e revelou-se capaz de sobreviver a várias das investidas do número 2 mundial e, ainda mais impressionante do que isso, dar a volta a situações extremas.

Como foi o caso do tiebreak do terceiro set, a que conseguiu chegar depois de anular a desvantagem de um parcial. No tira-teimas, foi Rafa Nadal quem entrou melhor para chegar rapidamente a uma vantagem de 3-0 que parecia colocá-lo no caminho da vitória. Mas no ténis, já se sabe, tudo pode acontecer e a partir daí o espanhol só ganhou mais um ponto, com o wild card canadiano a vencer set para fechar o encontro com parciais de 3-6, 6-4 e 7-6(4) a seu favor. Uma grande vitória e… Uma grande surpresa.

Com este resultado, Shapovalov avança para os quartos (Adrian Mannarino será o seu próximo adversário) e impede Rafael Nadal de ultrapassar Andy Murray para tomar a primeira posição do ranking esta semana. Recorde-se que o atual campeão de Roland Garros precisava de atingir as meias-finais.

Assim, a luta fica mais acesa do que nunca este ano no Masters 1000 de Cincinanti. Com o britânico de fora da prova — uma lesão na anca tem-lhe complicado o regresso aos pisos rápidos –, é certo que o circuito terá um novo-velho líder do ranking: ou Rafael Nadal, que não ocupa o primeiro lugar desde 2014, ou Roger Federer, que não chega lá desde 2012. O espanhol era o tenista em melhor posição, mas com a derrota precoce no Canadá vê a tarefa ficar mais complicada. Será, sem dúvida, mais uma semana de ténis a não perder.

Total
0
Shares
Total
0
Share