Frederico Marques: “Estar por cima trouxe mais ansiedade do que o normal”

Pela nona vez na carreira, Frederico Marques sentou-se no camarote de um court central para acompanhar de perto a final de um torneio ATP disputada pelo seu pupilo, João Sousa. O treinador português tem estado lado a lado com o vimaranense nos últimos anos e vivido de perto todos os momentos importantes, à semelhança do que aconteceu este sábado, em que o número 1 nacional se sagrou vice-campeão em Kitzbühel.

Em declarações ao RAQUETC, Frederico Marques disse que “odeio perder na final, porque na final estamos mais próximos do título e custa muito mais” e por isso “saímos com muito mau sabor” do encontro, disputado frente a um Philipp Kohlschreiber que “variou bastante e esteve muito agressivo na resposta.”

Ainda assim, o treinador lembra as “muitas oportunidades” que João Sousa teve nesta final, à semelhança da (também perdida) de Auckland, em que chegou a liderar por um break no terceiro set. “Estar por cima trouxe mais ansiedade do que o normal e não foi possível controlar a situação.”

Chegada ao fim uma “semana positiva em termos de pontos”, Frederico Marques revela que “para mim, o mais importante foi em termos de jogos jogados. Tivemos uma oportunidade durante todos os dias de automatizar como já disse os novos padrões de jogo do João.”

Ao RAQUETC, Marques afirma ainda que “eu trabalho para vencer torneios e quando tal não acontece sinto que falhei”, pelo que quer “refletir, aprender e tentar ajudar ainda mais e melhor o João”. Para já, o tenista português ficará muito próximo do regresso ao top 50 mundial, grupo a que o seu treinador diz pertencer em termos de nível de jogo.

Com a temporada de piso rápido aqui à porta — João Sousa tinha prevista a participação na fase de qualificação do Masters 1000 de Montreal, mas a boa prestação em terras austríacas fez com que a não a conseguisse disputar –, os dois vão agora viajar para Barcelona, onde descansarão “por um par de dias” antes da viagem para os Estados Unidos da América, na quarta-feira.

Total
0
Shares
Total
0
Share