Conquistador João Sousa derrota Coronel Youzhny e avança em Kitzbühel

Foi com uma medição de forças entre um Conquistador, João Sousa, e um Coronel, Mikhail Youzhny, que a ação relativa aos quadros principais começou esta segunda-feira em Kitzbühel, na Áustria. No final, venceu o tenista português, com os parciais de 6-7(4), 7-5 e 6-3.

O cenário não poderia ser mais adequado às circunstâncias: no meio da natureza, o court principal do complexo que desde 1945 recebe o torneio era o palco ideal para tamanha batalha entre o russo – filho de Mikhail, membro do exército soviético, Youzhny celebra com uma saudação as vitórias no circuito — e o português. E foi preciso esperar-se muito até que a resistência de um deles fosse quebrada.

Até que acabou por ser a de João Sousa, que tal como Mikhail Youzhny segurou todos os seus jogos de serviço até ao tiebreak do primeiro set. Só que aí os detalhes são ainda mais importantes e o russo esteve melhor no capítulo da resposta.

Mínima dentro do campo mas grande em termos de marcador, a vantagem ganha pelo número 99 do mundo (que em 2008 chegou ao 8.º lugar) não impediu o melhor tenista português de todos os tempos de continuar a lutar por um resultado favorável. E por isso o grande equilíbrio manteve-se, até que ao sexto jogo João Sousa conseguiu o primeiro break de todo o encontro.

Desbloqueado o capítulo da resposta ao serviço, os dois jogadores entraram noutro tipo de duelo e com Youzhny a responder na mesma moeda pelo meio, o vimaranense teve de voltar a investir no ataque à primeira arma do russo. Só assim conseguiu vencer o segundo set, que fechou a 7-5 depois de ter liderado por 5-2.

Num encontro cada vez mais impróprio para cardíacos, o serviço voltou a ser peça fundamental no desenvolvimento do terceiro e decisivo parcial. E o de Youzhny tremeu ao sexto jogo, momento em que João Sousa aproveitou para se adiantar no set e juntar a peça que faltava à recuperação, concluída quando o relógio assinalava 135 minutos de encontro.

Com um lugar garantido nos oitavos de final do ATP 250 suíço, João Sousa já sabe que terá Paolo Lorenzi como próximo adversário. O italiano é o número 36 do mundo e, por isso, terceiro cabeça de série, tendo ficado isento da etapa inaugural.

Total
0
Shares
Total
0
Share