João Sousa reencontra caminho das vitórias no charmoso torneio de Gstaad

Foi em solo suíço que João Sousa reencontrou, na manhã desta terça-feira, o caminho das vitórias. Depois de 9 desaires consecutivos no circuito ATP (pelo meio, venceu um encontro em Roland Garros), o número 1 nacional entrou a ganhar no torneio de Gstaad, o J. Safra Sarasin Swiss Open Gstaad.

O adversário desta terça-feira foi o colombiano Santiago Giraldo, que também atravessa uma fase menos positiva, e o palco o Court 1 adjacente à charmosa Roy Emerson Arena, que é o court com mais altitude entre todos aqueles de torneios ATP localizados em solo europeu (Gstaad está localizada a 1.050 metros do nível do mar).

Com sede de triunfos, o vimaranense não tardou a dar sinais positivos e a fazer por igualar o confronto direto (Giraldo venceu os dois primeiros encontros entre ambos e Sousa o último, no Australian Open 2016). Mas o colombiano também ia à luta e depois de ceder o serviço em primeiro lugar conseguiu recuperar terreno, como que alertando para o facto de ser um osso duro de roer.

Só que a troca de breaks que se verificou nos seis primeiros jogos não foi suficiente para abalar João Sousa, que determinado em encerrar este encontro com um resultado feliz partiu para uma série de seis jogos consecutivos e, pelo meio, a vitória no parcial inaugural.

Já com uma margem confortável do seu lado, o pupilo de Frederico Marques soube manter-se seguro na sua pancada de serviço e continuar atacar a do sul-americano (que em 2014 chegou a ser 28.º no ranking, que também é a melhor marca alcançada pelo português — em 2016) para dilatar a diferença no marcador, conseguindo o triunfo com os parciais de 6-3 e 6-3 depois de 1h10 de encontro.

Colocado um ponto final na série de resultados menos positivos — que começou depois de, curiosamente, ter chegado mais rapidamente do que nunca aos 10 triunfos numa temporada –, João Sousa foca-se agora no encontro dos oitavos de final.

Quanto ao próximo adversário, será ou Thomaz Bellucci, um jogador que bem conhece, ou Henri Laaksonen, que esta semana conta com o apoio do público.

Total
0
Shares
Total
0
Share