Ilie Nastase suspenso pela ITF até ao final da época de 2020

A Federação Internacional de Ténis (ITF) anunciou esta semana a suspensão de Ilie Nastase até ao dia 31 de dezembro de 2020, na sequência dos comentários do então capitão romeno na Fed Cup sobre o bebé de Serena Williams e ainda a atitude sexista e ameaçadora na eliminatória frente à Grã-Bretanha.

De acordo com o comunicado publicado no seu website oficial, a ITF diz que “o Sr. Nastase foi considerado culpado em vários pontos do regulamento da Fed Cup durante a eliminatória entre a Roménia e a Grã-Bretanha, em Constança”.

Depois, a Federação Internacional de Ténis relembra os acontecimentos: “O Sr. Nastase fez comentários altamente inapropriados e racistas sobre o bebé de Serena Williams; O Sr. Nastase fez avanços de natureza sexual em relação a Anne Keothavong; O Sr. Nastase fez comentários abusivos e ameaçadores a um membro da imprensa; O Sr. Nastase fez comentários abusivos e ameaçadores em direção a oficiais do encontro e membros da equipa britânica, recusou-se a abandonar o campo e interferiu deliberadamente com a equipa adversária.”

“Suspenso de participar em qualquer atividade oficial” em competições da ITF entre os dias 23 de abril de 2017 (o dia em que a suspensão provisória teve início) e o dia 31 de dezembro de 2020, Illie Nastase deve ainda “ver-lhe ser negado acesso e qualquer pedido de acreditação às competições da ITF“, sendo que os Grand Slams não estão incluídos na sanção por não fazerem parte da jurisdição da ITF.

Com 21 dias para recorrer da decisão a um tribunal independente, o ex-número 1 mundial foi ainda multado em 10.000 dólares pelos seus comportamentos.

Total
0
Shares
Total
0
Share