Marin Cilic é o 2.º croata na história a chegar à final de Wimbledon

Está encontrado o primeiro finalista da edição de 2017 de Wimbledon. Num duelo de ‘gigantes’, foi Marin Cilic quem levou a melhor, após bater o carrasco de Andy Murray, Sam Querrey ao fim de quatro sets pelos parciais de 6-7(6), 6-4, 7-6(3), e 7-5, qualificando-se para a final do torneio britânico pela primeira vez na carreira.

Para Marin Cilic estava em jogo a sua segunda final em torneios do Grand Slam e a missão de colocar pela segunda vez na história um tenista croata na final do All England Club, depois de Goran Ivasinevic o ter feito por 4 ocasiões (1992, 1994, 1996 e 2001). O croata tinha também a possibilidade de ser o sexto jogador ainda em atividade a atingir pelo menos duas finais de torneios do Grand Slam (além dos Big Four, apenas Wawrinka repetiu essa façanha).

Já Sam Querrey procurava a sua estreia em finais de torneios desta categoria e a possibilidade de interromper uma série de 7 anos sem qualquer tenista masculino norte-americano chegar à decisão de um título do Grand Slam (Andy Roddick havia sido o último em 2009, precisamente em Wimbledon). Em caso de vitória, o tenista de 29 anos tornar-se-ia no jogador com a classificação mais baixa no ranking ATP a chegar à final de um Major desde Jo-Wilfried Tsonga em 2008, na altura 38.º da hierarquia mundial.

Naquele que era o quinto encontro entre ambos — o quarto em relva –, Cilic voltou a repetir o resultado dos quatro jogos anteriores, ao superiorizar-se pela terceira vez perante o tenista natural de San Francisco na Relva do All England Club.

Num encontro que desde início se sabia que o serviço e a condição física seriam cruciais para o resultado final, foi Querrey que entrou mais forte na partida, ao vencer um primeiro set onde os serviços imperaram, acabando por ser mais forte nos momentos decisivos do tie-break.

Apesar da derrota no primeiro set, Cilic sempre mostrou que era ele que estava mais próximo de quebrar, dando a impressão que seria uma questão de tempo até o fazer, algo que acabou mesmo por se suceder.

O primeiro break do encontro acabou mesmo por chegar no segundo set e precisamente para o mais jovem dos dois jogadores que ao 7.º jogo chegou ao primeiro break, acabando esse mesmo break por ser decisivo para o igualar da partida a um.

No terceiro parcial, Cilic passou pela primeira vez para a frente do marcador, ao vencer o set no tie-break, ficando assim a apenas a uma partida de garantir um lugar na final. Contudo, quando já se esperava que o encontro desembarcasse num quinto set, após Querrey chegar a liderar por 4-2 no quarto set, Cilic respondeu e acabou mesmo por recuperar dessa desvantagem, terminando com o encontro com o parcial de 7-5.

Resolvido o seu compromisso, o tenista croata aguarda agora pelo desenlace da segunda meia-final, que irá opor Roger Federer a Tomas Berdych para conhecer o seu adversária da final de domingo.

 

Total
0
Shares
Total
0
Share