Johanna Konta faz ainda mais história para o ténis britânico e “entrega” o número 1 a Karolina Pliskova

O sonho continua vivo: depois da Manic Monday, Johanna Konta voltou a brilhar no All England Club esta terça-feira e já está nas meias-finais de singulares do torneio de Wimbledon. A número 7 do mundo é a primeira jogadora da casa a alcançar uma fase tão adiantada do torneio nos últimos 39 anos. E com este resultado Karolina Pliskova subirá ao primeiro lugar do ranking mundial na próxima segunda-feira. Mas já lá vamos.

Frente a frente com Simona Halep, que não só lutava pela passagem às meias-finais como também pela inédita chegada ao primeiro lugar do ranking WTA, a jogadora da casa protagonizou uma reviravolta impressionante para transformar o sonho em realidade e manter viva a campanha.

Como qualquer batalha, também esta não foi fácil de superar: Halep entrou melhor, conseguiu o primeiro break e nos primeiros 28 jogos do encontro (ou seja, até ao 1-1 do terceiro set) só cometeu seis erros não forçados.

Por isso, Johanna Konta teve de trabalhar muito: pela frente tinha não só uma parede, como uma parede que para além de defender ataca e que procurou sempre ter a iniciativa do seu lado. Assim, reuniram-se todos os fatores para que, sob a cobertura do Centre Court, as duas tenistas batalhassem de forma atrativa ao longo de 2h38, sendo necessários nervos de aço para que a favorita do público arrancasse a vitória “a ferros”, com os parciais de 6-7(2), 7-6(5) e 6-4.

E assim fez-se história. Johanna Konta mal conseguia acreditar, o público que esgotou o Centre Court apressou-se a largar os assentos e o silêncio antes do último serviço transformou-se numa festa inesquecível.

É que há 39 anos (foi em 1978) que o ténis britânico não via uma jogadora chegar às meias-finais do quadro principal de singulares femininos no All England Club. Depois dos feitos históricos de Andy Murray, Wimbledon volta a ter muitas razões para celebrar com Johanna Konta, que terá como próxima adversária a pentacampeã Venus Williams.

Mas há mais: Karolina Pliskova é a nova número 1 mundial

À entrada para Wimbledon, havia três jogadoras na luta pelo primeiro lugar do ranking mundial: Angelique Kerber (a atual detentora), Simona Halep e Karolina Pliskova, que apesar de ser a pior posicionada das três partia na pole position.

Só que a inesperada (mas já comum) derrota na segunda ronda complicou as contas à checa, que assim ficou dependente das rivais. Pois bem, primeiro Kerber escorregou e hoje foi a vez de Halep, que precisava desta vitória para segurar a posição.

Conjugados os resultados, está matematicamente decidido: Karolina Pliskova, finalista da última edição do US Open, vai ao primeiro lugar do ranking WTA já na segunda-feira.

Total
0
Shares
Total
0
Share