Tipsarevic sobre a vaga de desistências: “Ninguém tem o direito de julgar os jogadores por isso”

Janko Tipsarevic foi um dos jogadores a reagir à vaga de desistências na primeira ronda do quadro principal masculino de Wimbledon, do qual até fez parte. Em conferência de imprensa após abdicar da continuação do encontro frente a Jared Donaldson, o sérvio, que garante ter desistido devido a uma lesão com a qual não contava, diz que ninguém pode julgar os jogadores que foram ao Grand Slam britânico sabendo que seria provável não conseguirem terminar o primeiro encontro.

Ao contrário dos torneios ATP, os torneios do Grand Slam não têm a regra que permite a um jogador desistir devido a lesão antes do começo do encontro e ficar com o prize money se já estiver no recinto, o que faz com que várias vezes os tenistas entrem em campo sabendo não estarem bem fisicamente para garantirem o prize money (no caso de Wimbledon, quase 40.000 euros por jogarem a primeira ronda).

Em primeiro lugar, Tipsarevic começou por dizer que sofreu uma lesão a três dias do começo de Wimbledon mas que lhe tinha sido garantido pelos médicos do torneio que a perna estaria recuperada a tempo do quadro principal, confirmando afirmando que “felizmente, consegui ganhar dinheiro suficiente ao longo da minha carreira para não depender deste cheque e não ter de fazer isso.”

Mas o sérvio não condena aqueles que se viram nessa posição. Pelo contrário: “Há muitos jogadores que chegaram ao quadro principal de Wimbledon a jogarem Challengers. E acho que ninguém tem o direito de julgar os jogadores e dizer-lhes que é injusto entrarem em campo para pelo menos garantirem o chegue, porque muitos desses jogadores na semana seguinte vão jogar um Challenger onde muitas vezes ganham 100, 150 euros e têm despesas como treinadores, viagens e hotéis para pagar.”

No mesmo dia, Roger Federer disse que “talvez os torneios do Grand Slam devam adotar a mesma regra que os torneios ATP, pois possivelmente reduziríamos para metade o número de jogadores que desistem por lesão.”

Total
0
Shares
Total
0
Share