Karolina Pliskova aumenta palmarés a poucos dias do ataque ao título em Wimbledon

Karolina Pliskova dificilmente poderia sonhar com uma melhor preparação para Wimbledon: a apenas dois dias do começo do terceiro torneio do Grand Slam da temporada, a jogadora checa derrotou Caroline Wozniacki para se sagrar campeã do torneio de Eastbourne, onde ergueu o terceiro troféu da presente temporada.

À procura do título que lhe permitiria chegar ao All England Club com a confiança redobrada — bem vistas as coisas, a número 3 mundial será uma das grandes candidatas à vitória na relva londrina –, Pliskova alinhou uma exibição muito sólida para sobreviver e contrariar as investidas da dinamarquesa (uma ex-campeã do torneio de Eastbourne).

Com um jogo mais propício às superfícies relvadas do que Wozniacki, Karolina Pliskova conseguiu causar estragos com o seu serviço, pancadas potentes e fazer uso do ténis próprio da relva, baseado em várias investidas à rede, para triunfar em dois parciais, com 6-4 e 6-4, e vencer o torneio de Eastbourne à segunda presença na final — tinha perdido a edição de 2016 para Dominika Cibulkova.

A vitória na localidade inglesa permite a Karolina Pliskova erguer o terceiro troféu de temporada (junta-o aos de Brisbane e Doha), pelo que continua com um registo perfeito em finais disputadas este ano. Já na carreira, o registo passa a ser de 9-10, enquanto Caroline Wozniacki — que esta semana subiu para o 6.º lugar do ranking — perdeu a 4.ª final que disputou em 2017 (tantas quanto em 2009) e tem agora um registo de 25-21 em decisões de singulares.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegaram o padel, o squash. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."