ITF quer fazer coincidir as finais da Taça Davis e da Fed Cup e Genebra é o palco escolhido

Num comunicado publicado esta quarta-feira, a Federação Internacional de Ténis (ITF) dá conta de uma proposta com a qual quer reformular o ténis: unir as finais da Taça Davis e da Fed Cup num único sítio, para que sejam disputadas em simultâneo. Esta proposta surge no seguimento da vontade de reduzir os encontros masculinos à melhor de 5 sets.

Escreve a ITF que “a direção escolheu Genebra como a candidatura preferida para receber as finais da World Cup of Tennis — um novo evento combinado no final do ano que inclui as finais da Taça Davis e da Fed Cup. As finais são o foco de uma série de reformas históricas que vão transformar a Taça Davis e a Fed Cup, as duas maiores competições por equipas anuais do mundo do desporto.”

O novo evento, que teria início em novembro de 2018, seria disputado em no Palexpo, em Genebra, durante 3 anos, mas primeiro terá de ser aprovado na assembleia geral da ITF que terá lugar em Ho Chi Minh, no Vietnam, no próximo mês de agosto.

A cidade de Genebra ganhou a candidatura a outras cinco cidades, distribuídas por três continentes. Na votação, que decorreu esta terça-feira em Frankfurt, foram também consideradas as “propostas de classe mundial” das cidades de Copenhaga (Dinamarca), Miami (Estados Unidos da América), Istambul (Turquia), Turim (Itália) e Wuhan (China).

À espera de receber feedback dos comités da Taça Davis e da Fed Cup, a direção da Federação Internacional de Ténis vai continuar a estudar mudanças, que podem incluir o aumento do Grupo Mundial da Fed Cup de 8 para 16 equipas (o número utilizado no Grupo Mundial da Taça Davis).

No mesmo comunicado, a ITF escreve ainda que “as finais da World Cup of Tennis vão ser um verdadeiro festival do ténis e levar as competições por equipas a outro nível. Este evento vai também desbloquear novos investimentos que vamos direcionar para o aumento dos prize moneys, incentivos à participação dos jogadores e ao desenvolvimento do ténis a nível mundial.”

David Haggerty, o Presidente da ITF, diz que “a criação das finais da World Cup of Tennis está no coração de uma série de reformas que representam as mudanças mais significativas da história da Taça Davis e da Fed Cup. As mudanças são necessárias para garantir que maximizamos o potencial destas competições históricas. Consultámos e ouvimos com atenção e acreditamos que vamos criar um evento excecional para os fãs, jogadores e países.”

Artigo atualizado com mais informações às 11h02.

Total
0
Shares
Total
0
Share