Sofia Araújo e Filipa Mendonça juntam-se a Ana Catarina Nogueira no quadro principal do Valladolid Open

Sofia Araújo

É uma boa notícia aquela que chega de Valladolid, Espanha: Sofia Araújo e Filipa Mendonça ultrapassaram os três encontros das fases de qualificação para chegarem ao quadro principal do Valladolid Open, evento do circuito mundial de padel que distribui 110.000 euros em prémios monetários e onde já estava Ana Catarina Nogueira.

A jogar ao lado da espanhola Silvia López Vidal, número 98 do ranking, Sofia Araújo (que é 120.ª) derrotou Ana Alicia Seijas Cali e Carmen León Solana na primeira ronda da prévia, por 3-6, 6-2 e 6-4, e Alicia Blanco Rojo e Beatriz Caldera Sánchez na segunda e última, com parciais de 4-6, 6-3 e 6-4. Na pré-prévia, Araújo e Vidal já tinham levado a melhor sobre Margarida Fernandes e Helena Medeiros, com 6-4, 2-6 e 7-5.

Esta é a primeira vez que Sofia Araújo, líder do ranking nacional de padel, consegue a qualificação para uma prova do circuito mundial de padel, o World Padel Tour.

Já Filipa Mendonça, que é 85.ª e no mês de maio já tinha garantido presença no quadro principal do Masters de Barcelona, está a jogar ao lado de Ainhoa Rico Martín, com quem derrotou Juncal Aizpurua Menéndez e Cristina González Moro (6-2, 5-7 e 6-4) na pré-prévia e, já na fase prévia, Lorena Barbero e Ángela Álvarez Bengoa por 6-3 e 6-3 e ainda Tania Revert e María Del Barrio Azaceta, com 6-2, 3-6 e 6-3.

Com as vitórias alcançadas esta quarta-feira, Araújo e Mendonça juntam-se a Ana Catarina Nogueira (ao lado de Valeria Pavón) no quadro principal do torneio espanhol.

Na competição masculina, Diogo Rocha (que jogou com Antonio Luque) foi afastado na última ronda da fase prévia, enquanto Vasco Pascoal perdeu na segunda ronda da pré-prévia, onde jogou com Roberto Rodríguez Alonso, fase onde também ficou Miguel Oliveira (uniu forças com Christian Ramos).

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegaram o padel e o squash. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."