Roger Federer derrotado por Tommy Haas no regresso à competição

Roger Federer foi eliminado esta quarta-feira no seu encontro de estreia da Mercedes Cup, após desperdiçar um match point no encontro referente à segunda ronda do torneio alemão.

Sem competir desde Miami, o suíço até foi quem entrou melhor na partida, mas falhou nos momentos decisivos, acabando afastado ao fim de três sets pelos parciais de 2-6, 7-6(8) e 6-4 por Tommy Haas.

O atual campeão em título do Australian Open e dos Masters de Indian Wells e Miami entrou a todo o gás neste 17.º embate com Haas, precisando apenas de 23 minutos para arrecadar a primeira partida, com sete ases disparados e uma percentagem assinalável de pontos ganhos com o primeiro serviço (84%).

No segundo parcial, quando parecia que Federer ia carregar no acelerador rumo aos quartos de final, Haas tratou de colocar um travão no ímpeto do sete vezes campeão de Wimbledon, devolvendo de imediato o break que havia sofrido à passagem do terceiro jogo. A partir daí, os jogos de serviço foram controlados pelos respetivos servidores, com o set a desembocar num tie-break que o alemão venceu ao quarto set point na sequência da primeira dupla-falta do suíço no encontro.

O terceiro e decisivo set foi resolvido com um único break a favor do tenista de 39 anos, que após salvar break points ao quarto jogo quebrou o serviço do suíço pela segunda vez no encontro, uma quebra que viria a ser fatal.

Note-se que este duelo entre Federer, de 35 anos, e Haas, de 39, foi o encontro com os protagonistas mais velhos desde 1982, ano em que Ricardo Cano (30) e Luis Ayala (49) mediram forças no extinto torneio de Viña del Mar.

Esta foi apenas a segunda derrota do tenista suíço na temporada, ele que tinha apenas registado um desaire no Dubai, frente a Evgeny Donskoy, saindo assim de cena no seu primeiro torneio de preparação para Wimbledon.

Quanto a Tommy Haas torna-se no segundo jogador mais velho de sempre a atingir os quartos de final de um torneio ATP desde Jimmy Connors (1995), na altura com 42 anos, e tem como próximo adversário o seu compatriota Misha Zverev.

Total
0
Shares
Total
0
Share