Decacampeonato de Rafael Nadal em Roland Garros é caso único no circuito masculino

No período anterior à Open Era ou no período da Open Era, para o caso não interessa: o decacampeonato [aqui o match point] de Rafael Nadal em Roland Garros é caso único no circuito masculino, onde até à data nenhum outro jogador tinha conseguido sagrar-se campeão de um torneio do Grand Slam por 10 vezes.

Indiscutivelmente apontado pela grande maioria dos especialistas na modalidade como o “Rei da Terra Batida”, Nadal já liderava a lista de mais títulos conquistados num único torneio do Grand Slam, precisamente com os 9 em Paris, mas este domingo tornou-se no primeiro tensita da história a chegar aos 10 títulos.

Atrás do jogador maioquino de 31 anos estão, na Era Open, Roger Federer e Pete Sampras, ambos com 7 títulos conquistados na relva de Wimbledon, e Novak Djokovic, que no piso rápido do Australian Open já ergueu o troféu de campeão por 6 vezes.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais. Por isso depois chegaram o padel e o squash. E assim cá estamos, no RAQUETC ("raquetecétera"). Como escreveu Fernando Pessoa nos anos 20, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."