Jelena Ostapenko: do zero à glória na catedral da terra batida

Uma nova estrela nasceu este sábado no Court Philippe Chatrier. A letã Jelena Ostapenko alcançou esta tarde a glória, ao derrotar a romena Simona Halep na final de Roland Garros, conquistando o primeiro e o maior título da carreira, tornando-se na primeira tenista desde Christine O’Neil no Australian Open de 1978 a vencer o seu primeiro título WTA num Grand Slam.

Ostapenko, que se tornou na tenista mais jovem a alcançar uma final de um Grand Slam desde Caroline Wozniacki (que em 2009 alcançou a final do US Open com 19 anos de idade) e a mais jovem a chegar ao encontro decisivo de Roland Garros desde Ana Ivanovic em 2007, dificultou ao máximo a tarefa de Halep, que jogava não só pela conquista do primeiro Grand Slam da carreira como pelo primeiro lugar do ranking, tendo criado várias vezes dificuldades à romena com a potência e a agressividade do seu jogo. Assim, a irreverência da jovem atleta de 20 anos ajudou-a a chegar à vitória em três partidas com parciais de 4-6, 6-4 e 6-3.

O início de jogo foi mais favorável a Jelena Ostapenko, que quebrou o saque da número quatro mundial logo a abrir. Porém, cedo começaram a aparecer os erros não-forçados e Halep respondeu de imediato com novo break.

Intercalando entre winners fabulosos e erros algo habituais no seu estilo de jogo, Ostapenko viria a ter nova quebra de serviço a seu favor e, uma vez mais, voltaria a permitir à oponente devolver o break no jogo seguinte. Com o set a entrar numa fase decisiva e numa altura em que Simona Halep ainda não tinha vencido qualquer ponto com o segundo serviço, os erros de Ostapenko começaram a acumular-se e sobrepuseram-se aos winners, fator esse que foi fatal para o desfecho de um set onde saiu premiada a consistência do jogo da tenista romena.

A segunda partida ameaçou ter o mesmo início da primeira, com Ostapenko rapidamente a dispor de break points mas, no entanto, Halep foi capaz de anular cada um deles e avançou ela para a quebra de serviço no segundo jogo, confirmando de seguida o break e abrindo uma vantagem de 3-0 que a deixou a um pequeno passo de erguer o troféu. Sem tirar o pé do acelerador, a atleta natural de Constanta continuou a procurar desequilibrar ainda mais o parcial e teve a oportunidade de aumentar a vantagem com novo break mas, ao invés disso, permitiu que Ostapenko não só conseguisse segurar o seu jogo de serviço mas que conseguisse, no jogo seguinte, recuperar o break de desvantagem, relançando a partida.

À medida que o set se desenrolava, Ostapenko conseguia garantir os seus jogos de serviço mas sempre com dificuldades e com muitos break points pelo meio, pelo que um possível break a favor de Halep era um cenário provável. Contudo, a jovem tenista letã contrariou a probabilidade e quebrou ela o serviço a Halep para vencer quatro jogos consecutivos e avançar para 4-3. A reação da romena, porém, foi imediata e, à semelhança do ocorrido na primeira partida, a devolução da quebra de serviço foi instantânea. Persistente, Jelena Ostapenko insistiu em permanecer na frente do marcador ao assinar a terceira quebra de serviço consecutiva – a segunda a seu favor – para de seguida selar a conquista do set, forçando a ‘negra’.

O terceiro parcial arrancou com Ostapenko ao ataque e a dispor de dois break points logo no primeiro jogo, salvos por Halep. Com o momento da partida a parecer encaminhar-se para o lado da letã, esta venceu o seu jogo de serviço de forma autoritária e igualou o parcial, devolvendo a bola para o lado da adversária. Depois de também ela segurar o seu serviço de forma mais tranquila do que anteriormente, Halep passou ao ataque no serviço de Ostapenko e desperdiçou um break point antes de, à segunda tentativa, conseguir quebrar o saque da sua adversária, avançando para uma vantagem de 3-1.

Com o set a entrar numa fase decisiva, Simona Halep foi chamada a servir para confirmar a quebra de serviço obtida no jogo anterior e… falhou. Jelena Ostapenko, sempre agressiva, ainda viu a número quatro do Mundo salvar um primeiro break point mas, à segunda, não perdoou e voltou a colocar-se na discussão do título. Depois de igualar o marcador com três jogos para cada lado, Ostapenko repetiu a história da segunda partida e inverteu uma desvantagem de 1-3 para 4-3 com um break de vantagem, estando agora ela a um pequeno passo de um final feliz para o conto de fadas. Chamada a servir, esta não tremeu e confirmou o break ao aumentar a vantagem para 5-3, colocando toda a pressão do lado de Halep que, depois de ter estado perto de vencer a final, servia agora para se manter na discussão do encontro. Acusando a pressão do momento, Halep não foi capaz de segurar o serviço e entregou o triunfo a Ostapenko.

A vitória em Roland Garros marca o primeiro Grand Slam conquistado por Jelena Ostapenko e é já a maior vitória da ainda curta carreira da jovem tenista da Letónia, que vai subir 35 posições na próxima segunda-feira para se instalar no 12.º lugar do ranking mundial. No que toca a Simona Halep, continua sem vencer um torneio do Grand Slam e, para além disso, falha o assalto ao primeiro lugar da hierarquia que permanece desta forma com a alemã Angelique Kerber.

Total
0
Shares
Total
0
Share