Jelena Ostapenko conseguiu o presente de aniversário perfeito: a qualificação para a 1.ª final em Grand Slams

De um lado da rede, a aniversariante Jelena Ostapenko. Do outro, a aniversariante Timea Bacsinszky. As duas jogadoras defrontaram-se pela primeira vez esta quinta-feira, logo no dia dos respetivos aniversários, e no final acabou por ser a jovem letã quem fez história ao carimbar o apuramento para a final do torneio de Roland Garros, onde se torna na primeira tenista do seu país a atingir a decisão de um Grand Slam.

Sem ser cabeça de série, Ostapenko — que esta quinta-feira celebra o 20.º aniversário (um dia que jamais esquecerá… — deu continuidade à caminhada brilhante em Paris ao levar a melhor sobre a jogadora suíça numa meia-final muito, muito equilibrada, com parciais de 7-6(4), 3-6 e 6-3.

Com um total de 50 winners disparados nas 2h24 de jogo que formaram o primeiro encontro de singulares do dia no court Philippe Chatrier, Jelena Ostapenko conseguiu a vitória mais importante da carreira e, também, da história do ténis letão: trata-se da primeira vez que uma jogadora daquele país chega à final de um torneio do Grand Slam.

Determinada a bater recordes atrás de recordes, a mais nova das aniversariantes do dia está agora a uma vitória de se tornar na primeira tenista a conseguir repetir o feito protagonizado por Gustavo Kuerten há precisamente… 20 anos, no dia em que Jelena Ostapenko nasceu: conquistar, num torneio do Grand Slam, o seu primeiro troféu no circuito.

Para isso, a mais recente novidade no top 20 mundial (onde fará a sua estreia já na segunda-feira) terá de derrotar uma adversária de peso (mais uma): ou Simona Halep, que em 2014 perdeu a final para Maria Sharapova, ou Karolina Pliskova, que está a um triunfo de se tornar na próxima líder do ranking WTA. Para já, uma coisa é certa: Roland Garros e os torneios do Grand Slam vão conhecer uma nova campeã.

Total
0
Shares
Total
0
Share