Timea Bacsinszky elimina Kristina Mladenovic e regressa às ‘meias’ em Roland Garros

A favorita do público caiu esta terça-feira. Kristina Mladenovic, número 14 mundial, não conseguiu efetuar mais uma das suas notáveis recuperações e acabou derrotada nos quartos de final de Roland Garros pela suíça Timea Bacsinszky, em duas partidas.

Num jogo que esteve parado durante um largo período de tempo na fase inicial do segundo parcial, devido à chuva que se fez sentir em Paris, a tenista helvética foi sempre a mais determinada em court e aquela que mais procurou o triunfo, tendo conseguido o objetivo ao fim de uma hora e 49 minutos, com parciais de 6-4 e 6-4.

Num primeiro set marcado pelo intenso vento que se fez sentir e que criou dificuldades a ambas as jogadoras, foi a 30.ª cabeça de série a estar mais ativa e a movimentar-se mais (percorreu cerca de 129 metros a mais do que a adversária no decorrer do parcial), explorando quase sempre a pancada de esquerda de uma Mladenovic apática e a cometer bastantes erros na execução do seu famoso amortie. Assim, o triunfo da tenista de 27 anos na primeira partida acabou por ser natural, com Bacsinszky a assinar mais quatro winners e a cometer menos sete erros não-forçados do que Mladenovic.

O segundo parcial começou com ambas as tenistas a segurarem os seus jogos de serviço e, quando Bacsinszky detinha um break point a seu favor, a chuva apareceu. Após uma longa paragem devido às condições climatéricas adversas, a partida reatou com Mladenovic a entrar mais forte, a salvar o break point e, mais importante ainda, a quebrar o saque da oponente no jogo seguinte e a avançar para uma vantagem de 3-1.

Contudo, a atual número 31 mundial não baixou os braços e, ajudada pela sua esquerda afinadíssima, não só devolveu a quebra de serviço como, depois de igualar o parcial a três jogos, voltou a quebrar o saque de Mladenovic para dar um passo de gigante rumo às meias-finais. A chuva, no entanto, voltou a surgir numa altura em que a tenista francesa de 24 anos tinha vencido o primeiro ponto do oitavo jogo e, ao mesmo tempo, lutava contra as lágrimas que se procuravam apoderar da sua face, levando a que o jogo fosse novamente interrompido.

Minutos depois, ambas voltaram a regressar ao court Philippe Chatrier para, passados alguns instantes, Bacsinszky desferir o golpe final nas aspirações de Kristina Mladenovic ao título, avançando ela para igualar o melhor resultado da sua carreira – as meias-finais atingidas em 2015, também em Roland Garros.

A separar Timea Bacsinszky de uma final inédita em Paris está Jelena Ostapenko, da Letónia, que derrotou Caroline Wozniacki pela terceira vez (!) em 2017.

Artigo atualizado às 19h00.

Total
0
Shares
Total
0
Share